Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanielaCureau.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Hertha
Autor(es): Cureau, Daniela
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Radiodifusão - aspectos sociais
Rádio
Memória
Isolamento social
Tempo
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 5-Out-2012
Referência: CUREAU, Daniela. Hertha. 2011. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Em sua parte prática, o trabalho consiste em uma instalação construída a partir de quatro horas de entrevistas gravadas com Hertha, a avó da autora. O trabalho tenta explorar as possibilidades expressivas da relação entre o tempo, o isolamento e a memória. Em outros termos, analisa a dinâmica em que essas forças se manifestam. Nesse intuito, a autora utiliza um rádio. Menos popular no Brasil contemporâneo, esse equipamento tornou possível um modelo de comunicação que, durante longos anos, representou um elo incontornável entre o indivíduo e o mundo. Posto isso, se tornava não apenas uma extensão de um corpo que se posicionava no mundo através das notícias que recebia do mesmo, como também uma invasão do público no privado. Por meio de lembranças antigas compartilhadas pela Hertha, a autora procura agregar um caráter radiofônico à sua fala, invertendo os papéis vigentes até então: durante grande parte de sua vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons