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Título: O acolhimento no contexto da atenção primária : uma análise descritiva dos dados de atendimentos de uma Unidade Básica de Saúde
Autor(es): Oliveira, Victória Valentynne Amorim
Orientador(es): Escalda, Patrícia Maria Fonseca
Assunto: Acolhimento hospitalar
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Atenção primária à saúde
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: OLIVEIRA, Victória Valentynne Amorim. O acolhimento no contexto da atenção primária: uma análise descritiva dos dados de atendimentos de uma Unidade Básica de Saúde. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O acolhimento como um dos pilares da PNH, enfatiza a necessidade de humanizar o máximo possível os atendimentos e a recepção dos usuários que estão a procura dos serviços de saúde, sendo recomendado que seja realizado, com uma escuta qualificada, classificação de risco e com uma equipe multiprofissional. O acolhimento tem se destacado como uma estratégia indispensável para que ocorra a construção da humanização e a continuidade ao cuidado, baseando-se no estabelecimento de relações sólidas e de confiança entre os profissionais e os usuários que procuram as unidades, e desse modo contribuem para a resolução do problema em questão. Considerando isto, o presente estudo tem por objetivo descrever a demanda dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde. Sendo uma pesquisa de caráter descritivo, utilizando dados secundários obtidos por meio do sistema de informação e-SUS de uma unidade básica de saúde localizada na Ceilândia- Região Oeste do Distrito Federal. Foi possível concluir que o acolhimento desempenha um papel fundamental na redução das demandas da unidade, pois a partir da identificação das necessidades de saúde do usuário, no qual possibilita a resolução imediata de questões simples sem a necessidade de encaminhamento, dessa forma reduzindo o número de consultas e permitindo um atendimento mais rápido. Além do mais, poder reconhecer quais são os problemas de saúde que mais são frequentes no território é primordial, pois é a partir dessa compreensão que é capaz de identificar os problemas individuais e coletivos, dessa forma ajudando a subsidiar a tomada de decisão.
Abstract: Reception as one of the pillars of the PNH, emphasizes the need to humanize care and reception of users who are looking for health services as much as possible, and it is recommended that it be carried out with qualified listening, risk classification and with a multidisciplinary team. Reception has stood out as an indispensable strategy for the construction of humanization and continuity of care, based on the establishment of solid and trusting relationships between professionals and users who seek the units, and in this way contribute to the resolution of the problem in question. Considering this, the present study aims to describe the demand of users of a Basic Health Unit. Being a descriptive research, using secondary data obtained through the e-SUS information system of a basic health unit located in Ceilândia - Western Region of the Federal District. It was possible to conclude that reception plays a fundamental role in reducing the unit's demands, as by identifying the user's health needs, which enables the immediate resolution of simple issues without the need for referral, thus reducing the number of consultations and allowing faster service. Furthermore, being able to recognize which health problems are most common in the territory is essential, as it is from this understanding that one is able to identify individual and collective problems, thus helping to support decision-making.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
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