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2021_MarianaBicalhoMaiaCorreia.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
dc.contributor.authorCorreia, Mariana Bicalho Maia-
dc.identifier.citationCORREIA, Mariana Bicalho Maia. O papel do Projeto Meninas na Ciência: Universidade de Brasília na ruptura de estereótipos de gênero na ciência. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEstereótipos implícitos de gênero permeiam os mais diversos espaços da sociedade. Não obstante o crescimento do número de mulheres cientistas, a compreensão do que é e quem faz Ciência ainda é equivocada, fruto da falta de reconhecimento das realizações e de representatividade femininas na Academia. O presente trabalho analisa as impressões deixadas pelo projeto de extensão Meninas na Ciência - Universidade de Brasília, que visa estimular meninas do Ensino Fundamental (11 a 15 anos), de escolas públicas e particulares, a despertar o interesse pela Ciência de forma lúdica e empoderadora. Ao participar do projeto com pesquisadoras mulheres, as meninas conhecem o universo científico e são apresentadas a modelos de referência contra estereotipados. A partir dos dados obtidos, percebe-se que o projeto tange não só a popularização e alfabetização científica, mas permeia a ruptura de estereótipos de cientista, o diálogo das questões de gênero, questionamentos sobre o acesso à Universidade e, não menos importante, o pertencimento de mulheres à Academia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGênero - estereótipospt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.subject.keywordCiência e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordMulheres nas profissõespt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização científicapt_BR
dc.titleO papel do Projeto Meninas na Ciência : Universidade de Brasília na ruptura de estereótipos de gênero na ciênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T19:22:05Z-
dc.date.available2024-08-09T19:22:05Z-
dc.date.submitted2021-05-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39467-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Implicit gender stereotypes span throughout society. Despite the growing number of women in science, the understanding of what science is and who does it is still misled, as a result of the lack of recognition of female achievements and representation in the Academia. This paperwork analyzes the impressions left by the extension project “Meninas na Ciência - Universidade de Brasília” (Girls in Science - University of Brasilia), which main aim is to stimulate girls from public and private elementary schools (11 to 15 years old) in order to increase their interest in science in a ludic and empowering way. By participating in the project with female researchers, the girls get to know the scientific universe and are introduced to non-stereotypical role models. From the data obtained, we can see that the project embraces not only scientific popularization and literacy, but also deigns to break scientists’ stereotypes, foment dialogues of gender issues, question about the access to University and, last but not least, evince the Academia as a women’s place.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



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