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Título: Escola? Não, obrigado : um retratro da homeschooling no Brasil
Autor(es): Vieira, André de Holanda Padilha
Orientador(es): Gusmão, Luís Augusto Sarmento Cavalcanti de
Assunto: Ensino básico domiciliar
Direito à educação
Liberdade de consciência
Educação não-formal
Data de apresentação: 25-Set-2012
Data de publicação: 5-Out-2012
Referência: VIEIRA, André de Holanda Padilha. "Escola? Não, obrigado": um retratro da homeschooling no Brasil. 2012. 76 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho, de carater exploratorio, tem por objetivos discutir o surgimento do fenomeno contemporaneo que se convencionou chamar de homeschooling (em portugues, educacao em casa) e compreender a condicao socioeconomica, as motivacoes e o tipo de educacao empreendida pelos pais brasileiros adeptos da modalidade. Os dados apresentados sao provenientes da realizacao de entrevistas semi-estruturadas e presenciais com oito pais e da aplicacao de questionario autoadministrado a uma amostra de 62 pais. Os resultados do trabalho indicam padroes sociais especificos ao caso brasileiro e outros encontrados tambem em diferentes contextos. As evidencias permitem estimar o perfil geral dos pais-educadores brasileiros e revelam a fragilidade empirica de parte significativa das criticas a modalidade.
Abstract: This study, an exploratory one, aims to discuss the emergence of the contemporary phenomenon of so-called homeschooling (in Portuguese, educação em casa) and understand the socioeconomic status, the motivations and the type of education undertaken by Brazilian parents adherent of this educational approach. The presented data flowed from conducting semi-structured interviews with eight parents and applying self-administered questionnaire to a sample of 62 parents. The results indicates social pattern specific to the Brazilian case and others also found in different contexts. The evidences allow us to estimate the general profile of Brazilian parents-educators and reveal the empirical fragility of a significant portion of the critiques to the home education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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