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dc.contributor.advisorNunes, Paulo Reis-
dc.contributor.authorRenda, Renato Henrique-
dc.identifier.citationRENDA, Renato Henrique. A teatralidade do brincar: mediação cultural de um artista educador. 2023. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, São Paulo-SP, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a teatralidade do brincar buscando compreender os processos artísticos e pedagógicos desenvolvidos na educação não formal, problematizando a educação formal como contraponto. Tomei como base conceitual um memorial descritivo das minhas experiências na medicação cultural de oficinas de criatividade para crianças e adolescentes na educação não formal, através do referencial teórico e prático de breves apontamentos sobre Teatro de Bonecos e através de um trabalho de campo na companhia de Teatro de Bonecos BuZum! buscando compreender seus processos artísticos e pedagógicos e mediação cultural da encenação Curumim Mani a Origem da Mandioca. Acredito que esta pesquisa trouxe luz para questões relacionadas com a pedagogia do teatro, evidenciando as distinções entre o modo de operar da educação formal e da educação não formal e da potência do Teatro de Bonecos na valorização da cultura brasileira, na desconstrução de estereótipos do universo infanto juvenil, na formação de público e na representatividade de suas ações educativas. Como metodologia, utilizei um memorial descritivo de minhas experiências e mediação cultural, realizei pesquisa bibliográfica e também de sites relacionados com a temática, pesquisa de campo no BuZum! abrangendo entrevistas, apreciação da encenação, acompanhamento de todo processo artístico pedagógico e mediação cultural. Por fim, esta pesquisa permitiu concluir que a teatralidade do brincar são múltiplas, assim como as infâncias são, na diversidade de tempos e espaços, na criatividade da criança em seus contextos culturais, sociais e econômicos, no brincar como processo de autoaprendizagem e na ludicidade e encantamento do teatro de bonecos pela força de sua representação simbólica imagética.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro de fantochespt_BR
dc.subject.keywordPedagogia do teatropt_BR
dc.titleA teatralidade do brincar : mediação cultural de um artista educadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T14:07:00Z-
dc.date.available2024-08-08T14:07:00Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39458-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigated the theatricality of playing, seeking to understand the artistic and pedagogical processes developed in non-formal education, problematizing formal education as a counterpoint. I took as a conceptual basis a descriptive memorial of my experiences in the cultural medication of creativity workshops for children and adolescents in non-formal education, through the theoretical and practical reference of brief notes on Puppet Theater and through fieldwork in the Theater company by BuZum Dolls! seeking to understand its artistic and pedagogical processes and cultural mediation of the staging Curumim Mani a Origem da Cassava. I believe that this research shed light on issues related to theater pedagogy, highlighting the distinctions between the way formal education and non-formal education operate and the power of Puppet Theater in valuing Brazilian culture, in deconstructing stereotypes of the universe youth, in the formation of audiences and in the representativeness of their educational actions. As a methodology, I used a descriptive memorial of my experiences and cultural mediation, I carried out bibliographical research and also on websites related to the theme, field research on BuZum! covering interviews, appreciation of the staging, monitoring of the entire artistic pedagogical process and cultural mediation. Finally, this research allowed us to conclude that the theatricality of playing is multiple, just as childhoods are, in the diversity of times and spaces, in the child's creativity in their cultural, social and economic contexts, in playing as a process of self-learning and in playfulness. and enchantment of puppet theater due to the strength of its symbolic image representation.pt_BR
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