Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nunes, Paulo Reis | - |
dc.contributor.author | Renda, Renato Henrique | - |
dc.identifier.citation | RENDA, Renato Henrique. A teatralidade do brincar: mediação cultural de um artista educador. 2023. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, São Paulo-SP, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou a teatralidade do brincar buscando compreender os processos artísticos
e pedagógicos desenvolvidos na educação não formal, problematizando a educação formal
como contraponto. Tomei como base conceitual um memorial descritivo das minhas
experiências na medicação cultural de oficinas de criatividade para crianças e adolescentes na
educação não formal, através do referencial teórico e prático de breves apontamentos sobre
Teatro de Bonecos e através de um trabalho de campo na companhia de Teatro de Bonecos
BuZum! buscando compreender seus processos artísticos e pedagógicos e mediação cultural da
encenação Curumim Mani a Origem da Mandioca. Acredito que esta pesquisa trouxe luz para
questões relacionadas com a pedagogia do teatro, evidenciando as distinções entre o modo de
operar da educação formal e da educação não formal e da potência do Teatro de Bonecos na
valorização da cultura brasileira, na desconstrução de estereótipos do universo infanto juvenil,
na formação de público e na representatividade de suas ações educativas. Como metodologia,
utilizei um memorial descritivo de minhas experiências e mediação cultural, realizei pesquisa
bibliográfica e também de sites relacionados com a temática, pesquisa de campo no BuZum!
abrangendo entrevistas, apreciação da encenação, acompanhamento de todo processo artístico
pedagógico e mediação cultural. Por fim, esta pesquisa permitiu concluir que a teatralidade do
brincar são múltiplas, assim como as infâncias são, na diversidade de tempos e espaços, na
criatividade da criança em seus contextos culturais, sociais e econômicos, no brincar como
processo de autoaprendizagem e na ludicidade e encantamento do teatro de bonecos pela força
de sua representação simbólica imagética. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro de fantoches | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do teatro | pt_BR |
dc.title | A teatralidade do brincar : mediação cultural de um artista educador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T14:07:00Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T14:07:00Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39458 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigated the theatricality of playing, seeking to understand the artistic and
pedagogical processes developed in non-formal education, problematizing formal education as
a counterpoint. I took as a conceptual basis a descriptive memorial of my experiences in the
cultural medication of creativity workshops for children and adolescents in non-formal
education, through the theoretical and practical reference of brief notes on Puppet Theater and
through fieldwork in the Theater company by BuZum Dolls! seeking to understand its artistic
and pedagogical processes and cultural mediation of the staging Curumim Mani a Origem da
Cassava. I believe that this research shed light on issues related to theater pedagogy,
highlighting the distinctions between the way formal education and non-formal education
operate and the power of Puppet Theater in valuing Brazilian culture, in deconstructing
stereotypes of the universe youth, in the formation of audiences and in the representativeness
of their educational actions. As a methodology, I used a descriptive memorial of my experiences
and cultural mediation, I carried out bibliographical research and also on websites related to the
theme, field research on BuZum! covering interviews, appreciation of the staging, monitoring
of the entire artistic pedagogical process and cultural mediation. Finally, this research allowed
us to conclude that the theatricality of playing is multiple, just as childhoods are, in the diversity
of times and spaces, in the child's creativity in their cultural, social and economic contexts, in
playing as a process of self-learning and in playfulness. and enchantment of puppet theater due
to the strength of its symbolic image representation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
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