Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39454
Título: | Cursos livres de Teatro : um ponto de partida na formação artística e cultural nas cidades de Araras e Leme |
Autor(es): | Daniel, Marcelo |
Orientador(es): | Oliveira, Aline Seabra de |
Assunto: | Teatro - ensino Formação artística Cursos de teatro |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 8-Ago-2024 |
Referência: | DANIEL, Marcelo. Cursos livres de Teatro: um ponto de partida na formação artística e cultural nas cidades de Araras e Leme. 2023. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Araras-SP, 2023. |
Resumo: | O objeto de estudo desta monografia são os cursos livres de teatro – Oficinas Culturais
- oferecidas pelo poder público nas cidades de Araras e Leme, interior do estado de
São Paulo, nos quais atuo como professor de teatro desde 1990 na cidade de Araras
e desde 2017 na cidade de Leme. A pesquisa tem como objetivo investigar os
impactos desses cursos na formação artística de jovens e adultos destas cidades bem
como a possível contribuição dos Cursos Livres para o cenário cultural dessas
comunidades. O enfoque metodológico terá como base a pesquisa bibliográfica, bem
como entrevistas com alunos e ex-alunos dos referidos cursos. Também serão
entrevistadas pessoas que puderam testemunhar o impacto dos cursos nessas
comunidades. Somado às entrevistas, serão colhidos registros visuais de espetáculos
e produções resultantes de processos criativos oriundos dessas oficinas que fazem
parte da minha memória como arte-educador nesses espaços. A justificativa para este
trabalho está na compreensão de que, embora existam muitos trabalhos acadêmicos
sobre os cursos livres, há poucos registros sobre essas atividades nas cidades de
Araras e Leme. O trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro são feitas
considerações sobre as características dos cursos livres, a minha experiência
nesses espaços e a produção de espetáculos oriundos dessa vivência. No segundo
são apresentadas e discutidas entrevistas que foram realizadas com estudantes e
egressos desses cursos, bem como com a comunidade. A hipótese apresentada
neste estudo sugere que esses cursos desempenharam um papel relevante na
construção cultural das cidades, assim como na formação artística e cidadã dos
indivíduos que deles participaram. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.