Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ricardo Cruccioli | - |
dc.contributor.author | Campos, Jucelina Ferreira de | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Jucelina Ferreira de. Atividade escolar cênico-poética de educação antirracista realizada em 2022 na Escola Estadual Professora Elmaz Gattas Monteiro - Várzea Grande/MT: algumas reflexões. 2023. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Cuiabá-MT, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como tema a relação entre
educação antirracista e escolarização. Seu objetivo geral consiste em refletir sobre como
uma atividade escolar cênico-poética pode auxiliar no enfrentamento do racismo, a
partir de algumas reflexões sobre o processo vivenciado durante a minha regência em
Estágio Curricular Supervisionado em Teatro 3, realizado na Escola Estadual Profa.
Elmaz Gattas Monteiro no município de Várzea Grande, de modo a contribuir com
estudos que versem sobre a relação entre educação antirracista e escolarização. Os
estudos para a sua concretização se deram a partir da seguinte problemática: como uma
proposta de prática pedagógica, como a desenvolvida no Estágio Curricular
Supervisionado em Teatro 3 (UAB/UnB – 2022), contribui para que pensemos a relação
entre educação antirracista e escolarização como necessária e urgente em nossa
sociedade? Para tanto, foram definidos como procedimentos metodológicos estudos
bibliográficos sobre o tema e conceitos abordados pela pesquisa; descrição e reflexões
sobre processo vivenciado em Estágio 3; e com a elaboração e aplicação de seis
entrevistas. No campo teórico, dentre outras pessoas, o trabalho dialoga com a Sherol
dos Santos (2023), Silvio Almeida (2018) e Alberto Costa (2015 e 2016) para tratar de
educação antirracista e racismo; de Costa (2015 e 2016) e Antônio Lima (2019) para
discorrer sobre escolarização; e de Leni Ramos (2021), Kimberle Crenshaw (2004) e
Carla Akotirene (2018) para versar sobre interseccionalidade, os principais conceitos
abarcados neste trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolarização | pt_BR |
dc.title | Atividade escolar cênico-poética de educação antirracista realizada em 2022 na Escola Estadual Professora Elmaz Gattas Monteiro - Várzea Grande/MT : algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:43:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T12:43:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39452 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|