Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39452
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JucelinaFerreiraDeCampos_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Ricardo Cruccioli-
dc.contributor.authorCampos, Jucelina Ferreira de-
dc.identifier.citationCAMPOS, Jucelina Ferreira de. Atividade escolar cênico-poética de educação antirracista realizada em 2022 na Escola Estadual Professora Elmaz Gattas Monteiro - Várzea Grande/MT: algumas reflexões. 2023. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Cuiabá-MT, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como tema a relação entre educação antirracista e escolarização. Seu objetivo geral consiste em refletir sobre como uma atividade escolar cênico-poética pode auxiliar no enfrentamento do racismo, a partir de algumas reflexões sobre o processo vivenciado durante a minha regência em Estágio Curricular Supervisionado em Teatro 3, realizado na Escola Estadual Profa. Elmaz Gattas Monteiro no município de Várzea Grande, de modo a contribuir com estudos que versem sobre a relação entre educação antirracista e escolarização. Os estudos para a sua concretização se deram a partir da seguinte problemática: como uma proposta de prática pedagógica, como a desenvolvida no Estágio Curricular Supervisionado em Teatro 3 (UAB/UnB – 2022), contribui para que pensemos a relação entre educação antirracista e escolarização como necessária e urgente em nossa sociedade? Para tanto, foram definidos como procedimentos metodológicos estudos bibliográficos sobre o tema e conceitos abordados pela pesquisa; descrição e reflexões sobre processo vivenciado em Estágio 3; e com a elaboração e aplicação de seis entrevistas. No campo teórico, dentre outras pessoas, o trabalho dialoga com a Sherol dos Santos (2023), Silvio Almeida (2018) e Alberto Costa (2015 e 2016) para tratar de educação antirracista e racismo; de Costa (2015 e 2016) e Antônio Lima (2019) para discorrer sobre escolarização; e de Leni Ramos (2021), Kimberle Crenshaw (2004) e Carla Akotirene (2018) para versar sobre interseccionalidade, os principais conceitos abarcados neste trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordTeatro - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolarizaçãopt_BR
dc.titleAtividade escolar cênico-poética de educação antirracista realizada em 2022 na Escola Estadual Professora Elmaz Gattas Monteiro - Várzea Grande/MT : algumas reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T12:43:35Z-
dc.date.available2024-08-08T12:43:35Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39452-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.