Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Seabra de | - |
dc.contributor.author | Silva, José Fernandes Imaculada da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Fernandes Imaculada da. O processo colaborativo como estratégia pedagógica no ensino do teatro: práticas para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo no estudante da educação básica integral. 2023. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo desta pesquisa é o Processo Colaborativo como metodologia de
ensino de teatro dentro do contexto da educação integral na cidade de Santos, litoral
do estado de São Paulo. O trabalho tem como objetivo investigar o impacto desta
metodologia no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo nos estudantes, a
partir da análise de experiências que o pesquisador teve com esta metodologia em
suas aulas nos anos de 2022 e 2023, bem como a partir do diálogo com pesquisas
de pensadores da arte e da educação que pesquisam esta metodologia, com vistas
a problematizar os possíveis benefícios e desafios do Processo Colaborativo no
desenvolvimento dos estudantes e o papel do educador neste processo de ensinoaprendizagem. Para isso, também serão analisadas as habilidades e competências
presentes no Currículo Santista para as faixas etárias de 7 à 14 anos. O trabalho
parte da hipótese de que o processo colaborativo no ensino de teatro pode estimular
o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo no estudante e de que existe
uma carência de investigações nesse sentido quando analisamos o contexto da
jornada ampliada nas escolas. A investigação partirá da comparação do
planejamento de aula com a prática do Processo Colaborativo durante as montagens
de “Carnaval” e “Café: tradição e ancestralidade” realizados no ano 2022 e a
produção do curta metragem “Pluft, O Fantasminha” realizada no primeiro semestre
de 2023, todos feitos com alunos da oficina de teatro de uma Organização Não
Governamental (ONG) de educação integral. Serão realizadas entrevistas e
questionários com alunos que participaram dos processos e estudo dos conceitos
que envolvem a prática do Processo Colaborativo através de pensadores da arte e
da educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - autonomia | pt_BR |
dc.title | O processo colaborativo como estratégia pedagógica no ensino do teatro : práticas para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo no estudante da educação básica integral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:39:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T12:39:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39451 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|