Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoseFernandesImaculadaDaSilva_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Aline Seabra de-
dc.contributor.authorSilva, José Fernandes Imaculada da-
dc.identifier.citationSILVA, José Fernandes Imaculada da. O processo colaborativo como estratégia pedagógica no ensino do teatro: práticas para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo no estudante da educação básica integral. 2023. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objeto de estudo desta pesquisa é o Processo Colaborativo como metodologia de ensino de teatro dentro do contexto da educação integral na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo. O trabalho tem como objetivo investigar o impacto desta metodologia no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo nos estudantes, a partir da análise de experiências que o pesquisador teve com esta metodologia em suas aulas nos anos de 2022 e 2023, bem como a partir do diálogo com pesquisas de pensadores da arte e da educação que pesquisam esta metodologia, com vistas a problematizar os possíveis benefícios e desafios do Processo Colaborativo no desenvolvimento dos estudantes e o papel do educador neste processo de ensinoaprendizagem. Para isso, também serão analisadas as habilidades e competências presentes no Currículo Santista para as faixas etárias de 7 à 14 anos. O trabalho parte da hipótese de que o processo colaborativo no ensino de teatro pode estimular o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo no estudante e de que existe uma carência de investigações nesse sentido quando analisamos o contexto da jornada ampliada nas escolas. A investigação partirá da comparação do planejamento de aula com a prática do Processo Colaborativo durante as montagens de “Carnaval” e “Café: tradição e ancestralidade” realizados no ano 2022 e a produção do curta metragem “Pluft, O Fantasminha” realizada no primeiro semestre de 2023, todos feitos com alunos da oficina de teatro de uma Organização Não Governamental (ONG) de educação integral. Serão realizadas entrevistas e questionários com alunos que participaram dos processos e estudo dos conceitos que envolvem a prática do Processo Colaborativo através de pensadores da arte e da educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - ensinopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - autonomiapt_BR
dc.titleO processo colaborativo como estratégia pedagógica no ensino do teatro : práticas para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo no estudante da educação básica integralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T12:39:35Z-
dc.date.available2024-08-08T12:39:35Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39451-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.