Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ricardo Cruccioli | - |
dc.contributor.author | Barros, Gabrielle Lopes de | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Gabrielle Lopes de. Possíveis contribuições de obras cinematográficas brasileiras ao ensino do teatro na educação básica: algumas reflexões a partir da relação entre cinema e educação. 2023. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a relação entre o cinema e a
educação, em recorte que se faz entre o cinema nacional e o ensino de teatro na educação básica.
Uma pesquisa motivada por anseios e reflexões pessoais e profissionais da pesquisadora a partir
da seguinte problemática: como obras cinematográficas brasileiras, enquanto ferramentas
didáticas em processo de escolarização na educação básica, podem contribuir com o ensino de
teatro? Para tanto, objetivou-se refletir sobre a relação entre cinema e educação, mediante
análises de alguns estudos sobre o assunto e análise da 1ª edição do projeto “Cinema nas Escolas
– Circuito de Cinema Brasileiro”, da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC),
que se realizou no Distrito Federal, entre os meses de fevereiro e março de 2023, com a
finalidade de apontar possíveis contribuições de obras cinematográficas brasileiras ao ensino
do teatro na educação básica. Enquanto procedimentos metodológicos, foram realizados
estudos bibliográficos sobre o tema e o recorte que abarcam a pesquisa; estudos e análise sobre
o projeto “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro”; a realização de quatro
entrevistas, sendo três delas com integrantes que fizeram parte do citado projeto e a análise dos
dados colhidos durante as pesquisas. Como resultado afirma-se que obras cinematográficas
brasileiras, em situações específicas, podem, sim, servir de alicerce ao ensino do teatro na
educação básica. Conclui-se ainda que este é um estudo que não se encerra com este trabalho.
Muito ainda pode e deve ser discutido sobre o assunto, mas que esta relação cinema nacionalensino de teatro é cabível e válida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - ensino | pt_BR |
dc.title | Possíveis contribuições de obras cinematográficas brasileiras ao ensino do teatro na educação básica : algumas reflexões a partir da relação entre cinema e educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:15:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T12:15:26Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39449 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Course Completion Work (TCC) has as its theme the relationship between cinema and
education, focusing on national cinema and theater teaching in basic education. A research
motivated by the researcher's personal and professional desires and reflections based on the
following problem: how can Brazilian cinematographic works, as teaching tools in the
schooling process in basic education, contribute to the teaching of theater? To this end, the
objective was to reflect on the relationship between cinema and education, through analysis of
some studies on the subject and analysis of the 1st edition of the project "Cinema nas Escolas
– Circuito de Cinema Brasileiro", from the "Associação Amigos do Cinema e da Cultura"
(AACIC), which took place in the Federal District, between the months of February and March
2023, with the purpose of highlighting possible contributions of Brazilian cinematographic
works to the teaching of theater in basic education. As methodological procedures,
bibliographical studies were carried out on the topic and the scope that covers the research;
studies and analysis of the “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” project;
carrying out four interviews, three of which were with members who were part of the project
and analyzing the data collected during the research. As a result, it is stated that Brazilian
cinematographic works, in specific situations, can indeed serve as a foundation for the teaching
of theater in basic education. It is also concluded that this is a study that does not end with this
work. Much can and should still be discussed on the subject, but this relationship between
national cinema and theater education is appropriate and valid. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|