Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39449
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielleLopesDeBarros_tcc.pdf932,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Ricardo Cruccioli-
dc.contributor.authorBarros, Gabrielle Lopes de-
dc.identifier.citationBARROS, Gabrielle Lopes de. Possíveis contribuições de obras cinematográficas brasileiras ao ensino do teatro na educação básica: algumas reflexões a partir da relação entre cinema e educação. 2023. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a relação entre o cinema e a educação, em recorte que se faz entre o cinema nacional e o ensino de teatro na educação básica. Uma pesquisa motivada por anseios e reflexões pessoais e profissionais da pesquisadora a partir da seguinte problemática: como obras cinematográficas brasileiras, enquanto ferramentas didáticas em processo de escolarização na educação básica, podem contribuir com o ensino de teatro? Para tanto, objetivou-se refletir sobre a relação entre cinema e educação, mediante análises de alguns estudos sobre o assunto e análise da 1ª edição do projeto “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro”, da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), que se realizou no Distrito Federal, entre os meses de fevereiro e março de 2023, com a finalidade de apontar possíveis contribuições de obras cinematográficas brasileiras ao ensino do teatro na educação básica. Enquanto procedimentos metodológicos, foram realizados estudos bibliográficos sobre o tema e o recorte que abarcam a pesquisa; estudos e análise sobre o projeto “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro”; a realização de quatro entrevistas, sendo três delas com integrantes que fizeram parte do citado projeto e a análise dos dados colhidos durante as pesquisas. Como resultado afirma-se que obras cinematográficas brasileiras, em situações específicas, podem, sim, servir de alicerce ao ensino do teatro na educação básica. Conclui-se ainda que este é um estudo que não se encerra com este trabalho. Muito ainda pode e deve ser discutido sobre o assunto, mas que esta relação cinema nacionalensino de teatro é cabível e válida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinema na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordTeatro - ensinopt_BR
dc.titlePossíveis contribuições de obras cinematográficas brasileiras ao ensino do teatro na educação básica : algumas reflexões a partir da relação entre cinema e educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T12:15:26Z-
dc.date.available2024-08-08T12:15:26Z-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39449-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Course Completion Work (TCC) has as its theme the relationship between cinema and education, focusing on national cinema and theater teaching in basic education. A research motivated by the researcher's personal and professional desires and reflections based on the following problem: how can Brazilian cinematographic works, as teaching tools in the schooling process in basic education, contribute to the teaching of theater? To this end, the objective was to reflect on the relationship between cinema and education, through analysis of some studies on the subject and analysis of the 1st edition of the project "Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro", from the "Associação Amigos do Cinema e da Cultura" (AACIC), which took place in the Federal District, between the months of February and March 2023, with the purpose of highlighting possible contributions of Brazilian cinematographic works to the teaching of theater in basic education. As methodological procedures, bibliographical studies were carried out on the topic and the scope that covers the research; studies and analysis of the “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” project; carrying out four interviews, three of which were with members who were part of the project and analyzing the data collected during the research. As a result, it is stated that Brazilian cinematographic works, in specific situations, can indeed serve as a foundation for the teaching of theater in basic education. It is also concluded that this is a study that does not end with this work. Much can and should still be discussed on the subject, but this relationship between national cinema and theater education is appropriate and valid.pt_BR
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.