Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Luciana da Costa | - |
dc.contributor.author | Marinho, Marianne Rosário | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Marianne Rosário. Teatro do oprimido e relações étnico-raciais: um estudo cênico-político-pedagógico. 2023. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado da análise entre o Teatro do Oprimido e relações ético-raciais no
contexto de ensino das Artes Cênicas. Para viabilizar este estudo, realizou-se um panorama
histórico, político e conceitual sobre o Teatro do Oprimido e suas relações pedagógicas
através do trabalho e suporte teórico de Augusto Boal, Paulo Freire, Bárbara Santos e bell
hooks. Assim como, um Estado da Arte, do que outros autores pesquisaram sobre a temática
proposta. Relaciona-se relatos de experiências pedagógicas pessoais, através da prática do
Teatro do Oprimido no contexto de ensino-aprendizagem das Artes Cênicas como
arte-educadora no Distrito Federal, com enfoque nas produções e reproduções do racismo
enquanto mecanismo social. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo observar como o
Teatro do Oprimido pode contribuir como estratégia de combate ao racismo especialmente no
contexto da sala de aula, espaço de construção de subjetividades, identidades e identificações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Teatro do oprimido e relações étnico-raciais : um estudo cênico-político-pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T12:37:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T12:37:52Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39441 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is the result of the analysis of the correlation between the Theater of the Oppressed
and ethical-racial relations in the context of teaching Performing Arts. To make this study
feasible, a historical, political, and conceptual overview of the Theater of the Oppressed and
its pedagogical relationships was carried out through the work and theoretical support of
Augusto Boal, Paulo Freire, Barbara Santos and bell hooks, a State of the Art of what other
authors have already researched on the subject and related themes. Reports of personal
pedagogical experiences are highlighted through the practice of Theater of the Oppressed in
the context of teaching-learning Performing Arts as an art-educator in the Federal District
(Brazil) focusing on the productions and reproductions of racism as a social mechanism. In
this sense, this research aims to observe how the Theater of the Oppressed can contribute as a
strategy to combat racism especially in the context of the classroom, a space so fundamental
to the construction of our subjectivities, identities, and identifications. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
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