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dc.contributor.advisorDias, Luciana da Costa-
dc.contributor.authorMarinho, Marianne Rosário-
dc.identifier.citationMARINHO, Marianne Rosário. Teatro do oprimido e relações étnico-raciais: um estudo cênico-político-pedagógico. 2023. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado da análise entre o Teatro do Oprimido e relações ético-raciais no contexto de ensino das Artes Cênicas. Para viabilizar este estudo, realizou-se um panorama histórico, político e conceitual sobre o Teatro do Oprimido e suas relações pedagógicas através do trabalho e suporte teórico de Augusto Boal, Paulo Freire, Bárbara Santos e bell hooks. Assim como, um Estado da Arte, do que outros autores pesquisaram sobre a temática proposta. Relaciona-se relatos de experiências pedagógicas pessoais, através da prática do Teatro do Oprimido no contexto de ensino-aprendizagem das Artes Cênicas como arte-educadora no Distrito Federal, com enfoque nas produções e reproduções do racismo enquanto mecanismo social. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo observar como o Teatro do Oprimido pode contribuir como estratégia de combate ao racismo especialmente no contexto da sala de aula, espaço de construção de subjetividades, identidades e identificações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordArte - aspectos sociaispt_BR
dc.titleTeatro do oprimido e relações étnico-raciais : um estudo cênico-político-pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T12:37:52Z-
dc.date.available2024-08-07T12:37:52Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39441-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work is the result of the analysis of the correlation between the Theater of the Oppressed and ethical-racial relations in the context of teaching Performing Arts. To make this study feasible, a historical, political, and conceptual overview of the Theater of the Oppressed and its pedagogical relationships was carried out through the work and theoretical support of Augusto Boal, Paulo Freire, Barbara Santos and bell hooks, a State of the Art of what other authors have already researched on the subject and related themes. Reports of personal pedagogical experiences are highlighted through the practice of Theater of the Oppressed in the context of teaching-learning Performing Arts as an art-educator in the Federal District (Brazil) focusing on the productions and reproductions of racism as a social mechanism. In this sense, this research aims to observe how the Theater of the Oppressed can contribute as a strategy to combat racism especially in the context of the classroom, a space so fundamental to the construction of our subjectivities, identities, and identifications.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



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