Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39439
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasMatheusDaSilva_tcc.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSales, Jonas de Lima-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Matheus da-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Matheus da. O aprendizado do aluno brincante no âmbito escolar mediante a dança de quadrilha junina. 2023. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo destaca a importância do desenvolvimento do aluno por meio da dança de quadrilha junina no ambiente escolar, oferecendo uma abordagem lúdica e cultural para o ensino-aprendizagem. A pesquisa explora os impactos da participação dos alunos nessa manifestação cultural em seu desenvolvimento integral, considerando aspectos cognitivos, sociais e emocionais. O estudo também aborda desafios na integração de conteúdos culturais nas práticas pedagógicas, com ênfase nas festividades juninas. Por meio das artes cênicas, como dança e encenação, a pesquisa explorou a influência da quadrilha junina no desenvolvimento e educação dos brincantes, apresentando experiências, fotos e entrevistas da comunidade junina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDança na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordFesta juninapt_BR
dc.subject.keywordFestas popularespt_BR
dc.titleO aprendizado do aluno brincante no âmbito escolar mediante a dança de quadrilha juninapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T11:54:30Z-
dc.date.available2024-08-07T11:54:30Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39439-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study highlights the importance of student development through June square dancing in the school environment, offering a playful and cultural approach to teachinglearning. The research explores the impacts of students' participation in this cultural manifestation on their integral development, considering cognitive, social and emotional aspects. The study also addresses challenges in integrating cultural content into pedagogical practices, with an emphasis on June festivities. Through performing arts, such as dance and acting, the research explored the influence of the June gang on the development and education of the players, presenting experiences, photos and interviews from the June community.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.