Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Matheus da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas Matheus da. O aprendizado do aluno brincante no âmbito escolar mediante a dança de quadrilha junina. 2023. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo destaca a importância do desenvolvimento do aluno por meio da dança
de quadrilha junina no ambiente escolar, oferecendo uma abordagem lúdica e cultural
para o ensino-aprendizagem. A pesquisa explora os impactos da participação dos
alunos nessa manifestação cultural em seu desenvolvimento integral, considerando
aspectos cognitivos, sociais e emocionais. O estudo também aborda desafios na
integração de conteúdos culturais nas práticas pedagógicas, com ênfase nas
festividades juninas. Por meio das artes cênicas, como dança e encenação, a
pesquisa explorou a influência da quadrilha junina no desenvolvimento e educação
dos brincantes, apresentando experiências, fotos e entrevistas da comunidade junina. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Festa junina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Festas populares | pt_BR |
dc.title | O aprendizado do aluno brincante no âmbito escolar mediante a dança de quadrilha junina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T11:54:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T11:54:30Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39439 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study highlights the importance of student development through June square
dancing in the school environment, offering a playful and cultural approach to teachinglearning. The research explores the impacts of students' participation in this cultural
manifestation on their integral development, considering cognitive, social and
emotional aspects. The study also addresses challenges in integrating cultural content
into pedagogical practices, with an emphasis on June festivities. Through performing
arts, such as dance and acting, the research explored the influence of the June gang
on the development and education of the players, presenting experiences, photos and
interviews from the June community. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|