Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | - |
dc.contributor.author | Santos, Karine Araújo dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Karine Araújo dos. As Artes Cênicas como Potencializadora de Empoderamento Negro no ensino básico: uma perspectiva étnico-racial. 2023. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A fé cênica é movedora de montanhas, e para além do teatro, é fermentadora de
sonhos no plano real, e é com essa perspectiva, utópica, que inicio esta escrita. As Artes
Cênicas Como Potencializadora de Empoderamento Negro é um projeto político pedagogico
de inserção de metodologias que incentivam o autoconhecimento, expressão, resistência,
emancipação, educação, de corpos negros, através das artes. Além disso, é um estudo que
fornece uma conscientização pedagógica docente diante desses corpos. Nesse sentido, trago
como auxílio os apontamentos étnicos raciais, de situações que vi e vivi na minha docência, e
que são preenchidas das questões de gênero, raça e classe. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - educação | pt_BR |
dc.title | As Artes Cênicas como Potencializadora de Empoderamento Negro no ensino básico : uma perspectiva étnico-racial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T11:48:27Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T11:48:27Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39438 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Scenic faith is a mover of mountains, and beyond theater, it is a fermenter of dreams on
a real level, and it is with this utopian perspective that I begin this writing. The
Performing Arts as a Potentializer of Empowerment is a political and pedagogical
project to insert methodologies that encourage self-knowledge, expression, resistance,
emancipation, education, of black bodies, through the arts. Furthermore, it is a study
that provides teachers with pedagogical awareness regarding these bodies. In this sense,
I bring as assistance ethnic and racial notes, from situations that I saw and experienced
in my teaching and that are filled with issues of gender, race and class. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|