Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AdyJoseEstellitaCastroDias_tcc.pdf587,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte de classes : uma busca pela emancipação do teatro das formas de produção capitalistas
Autor(es): Dias, Ady José Estellita Lins de Castro
Orientador(es): Almeida, Alisson Araújo de
Assunto: Teatro brasileiro
Teatro político
Teatro - história
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 7-Ago-2024
Referência: DIAS, Ady José Estellita Lins de Castro. Arte de classes: uma busca pela emancipação do teatro das formas de produção capitalistas. 2023. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir acerca de produção teatral dentro do sistema capitalista de produção, buscando compreender como este interfere nas criações artísticas de maneiras diretas e indiretas. Para isso, analisa-se historicamente o surgimento das dominações de classe na arte e como estas eram em períodos pré-capitalistas. Posteriormente, compreende-se como a dominação política direta de outras épocas transforma-se, no capitalismo, em uma dominação política indireta, principalmente, através do mercado, mas também do Estado, utilizando-se, para isso, de estudos econômico-políticos acerca da dominação geral na relação internacional vigente, além de estudos acerca das produções gerais de mercadoria às quais os produtos artísticos, no capitalismo, se inserem. Então, estudase o desenvolvimento das formas teatrais ao longo do séc. XX, no Brasil e no mundo, na busca de compreender quais foram as tentativas anteriores dos teatrólogos para criar um teatro que fugisse à lógica do capital, utilizando-o, ao contrário para a educação e emancipação social. Por fim, demonstramos como alguns grupos utilizam desses conhecimentos para fomentar hoje um teatro livre e de todos, que sirva ao desenvolvimento social e não ao lucro.
Abstract: The present work aims to discuss theatrical production within the capitalist production system, seeking to understand how it interferes with artistic creations in direct and indirect ways. To this end, the emergence of class dominations in art and what they were like in pre-capitalist periods is historically analyzed. Subsequently, it is understood how the direct political domination of other times is transformed, in capitalism, into an indirect political domination, mainly through the market, but also through the State, using, for this, economic-political studies about of general domination in the current international relationship, in addition to studies about the general production of merchandise to which artistic products, in capitalism, are inserted. Then, the development of theatrical forms throughout the century is studied. XX, in Brazil and around the world, in the search to understand what were the previous attempts by theater makers to create a theater that escaped the logic of capital, using it, on the contrary, for education and social emancipation. Finally, we demonstrate how some groups use this knowledge to promote free theater for everyone today, which serves social development and not profit.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.