Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39428
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EsterSantosCardoso_tcc.pdf986,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: "Pode entrar?” : uma análise da receptividade dos professores diante atividades propostas por uma pesquisa-intervenção sobre educação integral em sexualidade em escolas do ensino médio da Ceilândia
Autor(es): Cardoso, Ester Santos
Orientador(es): Anderle, Patrícia de Souza Rezende
Assunto: Adolescentes - comportamento sexual
Educação sexual para a juventude
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 6-Ago-2024
Referência: CARDOSO, Ester Santos. "Pode entrar?”: uma análise da receptividade dos professores diante atividades propostas por uma pesquisa-intervenção sobre educação integral em sexualidade em escolas do ensino médio da Ceilândia. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Partindo dos resultados da experiência de pesquisa-intervenção em educação integral em sexualidade, no projeto intitulado “Produção e translação do conhecimento na validação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens no DF”, realizado de Janeiro à Outubro de 2023 cujo objetivo principal era compreender a receptividade do corpo escolar nas atividades propostas de educação em saúde sexual, este estudo traz reflexões sobre a importância da escola na educação em saúde sexual, tendo como foco a análise da receptividade do corpo escolar (Gestores e professores que se envolveram na pesquisa-intervenção). Como metodologia do projeto, foram realizadas oficinas com professores e estudantes de duas escolas de Ceilândia-DF sobre temáticas relativas à educação integral em sexualidade. A fim de circunscrever melhor o objeto de estudo abordaremos aqui os dados produzidos em apenas uma escola. Ao final da análise os professores da escola 1 demonstraram ampla abertura, com isso a escola possui uma melhor receptividade ao projeto e consequentemente ao tema educação em saúde sexual. A resistência ao tema foi pouco evidenciada pelos professores por questões que condiziam a falta de preparo e barreiras pessoais. Portanto ao final deste trabalho foi abordado a importância do contexto escolar e o papel das escolas nesta ação, partindo do pressuposto de que as escolas são espaços centrais para a educação em sexualidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.