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https://bdm.unb.br/handle/10483/39428
Título: | "Pode entrar?” : uma análise da receptividade dos professores diante atividades propostas por uma pesquisa-intervenção sobre educação integral em sexualidade em escolas do ensino médio da Ceilândia |
Autor(es): | Cardoso, Ester Santos |
Orientador(es): | Anderle, Patrícia de Souza Rezende |
Assunto: | Adolescentes - comportamento sexual Educação sexual para a juventude |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 6-Ago-2024 |
Referência: | CARDOSO, Ester Santos. "Pode entrar?”: uma análise da receptividade dos professores diante atividades propostas por uma pesquisa-intervenção sobre educação integral em sexualidade em escolas do ensino médio da Ceilândia. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Partindo dos resultados da experiência de pesquisa-intervenção em educação integral
em sexualidade, no projeto intitulado “Produção e translação do conhecimento na
validação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sexual e saúde
reprodutiva de adolescentes e jovens no DF”, realizado de Janeiro à Outubro de 2023
cujo objetivo principal era compreender a receptividade do corpo escolar nas atividades
propostas de educação em saúde sexual, este estudo traz reflexões sobre a importância
da escola na educação em saúde sexual, tendo como foco a análise da receptividade do
corpo escolar (Gestores e professores que se envolveram na pesquisa-intervenção).
Como metodologia do projeto, foram realizadas oficinas com professores e estudantes
de duas escolas de Ceilândia-DF sobre temáticas relativas à educação integral em
sexualidade. A fim de circunscrever melhor o objeto de estudo abordaremos aqui os
dados produzidos em apenas uma escola. Ao final da análise os professores da escola 1
demonstraram ampla abertura, com isso a escola possui uma melhor receptividade ao
projeto e consequentemente ao tema educação em saúde sexual. A resistência ao tema
foi pouco evidenciada pelos professores por questões que condiziam a falta de preparo
e barreiras pessoais. Portanto ao final deste trabalho foi abordado a importância do
contexto escolar e o papel das escolas nesta ação, partindo do pressuposto de que as
escolas são espaços centrais para a educação em sexualidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
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