Título: | Design de serviços para um protótipo de aplicativo: um estudo de caso sobre a cafeteria Betina Cat Café |
Autor(es): | Trotta, Bianca Maria Guedes |
Orientador(es): | Jardim, Symone Rodrigues |
Assunto: | Animais - adoção Design Thinking Plataformas digitais |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 6-Ago-2024 |
Referência: | TROTTA, Bianca Maria Guedes. Design de serviços para um protótipo de aplicativo: um estudo de caso sobre a cafeteria Betina Cat Café. 2023. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso da
graduação de Design da Universidade de Brasília. Esse tema foi definido a partir do meu
interesse em desenvolver uma plataforma virtual de adoção, que poderia ser utilizada e
reproduzida com esse objetivo em específico mesmo em outras propostas de adoção, e
nessa circunstância do estudo de caso, para os gatos aparados pelo Betina Cat Café.
Sobretudo, também o tema desse projeto iniciou-se a partir do interesse em pesquisar
como o Design de Serviços pode melhorar a experiência tanto do usuário quanto dos
próprios colaboradores no Betina Cat Café, estabelecimento localizado na Asa Norte, em
Brasília/DF. Dessa maneira, o objetivo foi desenvolver uma pesquisa com base em um
estudo de caso do serviço oferecido pelo Betina Cat Café, e ainda a criação de um
protótipo de aplicativo visando facilitar os processos de adoção de “gatinhos”, que são
acolhidos pela protetora responsável conveniada com o estabelecimento. E ainda,
melhorar a experiência dos clientes que optarem pela adoção e dinamizar as tarefas da
protetora geradas pelo processo de adoção. O Betina Cat Café faz parte de uma categoria
de "cafeteria" que ficou popular nos últimos anos. No entanto, esse tipo de negócio
também tem o diferencial de não apenas promover o contato entre clientes e gatos como
também a possibilidade de formar novas famílias, podendo haver a adoção dos animais por
parte dos usuários do café. De forma geral, os Cat Cafés são estabelecimentos que
permitem o cliente ser atendido por um bar/café/restaurante enquanto interage com gatos,
passando pelo processo denominado “Gatoterapia”, termo desenvolvido pela proprietária
do estabelecimento, Mariana Brod. O Betina Cat Café, atualmente, tem sua estrutura de
contato com os clientes por meio de plataformas digitais, principalmente o Instagram e o
Website. Essas plataformas são responsáveis por divulgar os menus, eventos, espaços da
loja, produtos, e principalmente a quais gatos estão disponíveis para adoção e como os
usuários interessados podem realizá-la, todas as funcionalidades promovidas pelo próprio
estabelecimento. Após uma análise da jornada do usuário, foi determinado que a resultante
do estudo de caso deste trabalho seria o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo
Mobile para a adoção dos gatos disponibilizados pela Protetora para o Betina Cat Café.
Para atingir os objetivos definidos, buscou-se seguir um percurso metodológico embasado
no Design Thinking, de maneira a entender os processos de design e fluxos demandados
pelos usuários para conseguir adotar um dos animais do “Betina”, bem como assimilar o
funcionamento da adoção no estabelecimento e como os pedidos de adoção são
processados e atendidos pelos colaboradores. |
Abstract: | This project was developed as a Final Paper for the undergraduate Design Course at
the University of Brasília. This was defined based on my interest in developing a virtual
adoption platform, which could be used and reproduced with this specific objective even in
other business proposals, and in this circumstance of the case study, for the cats groomed
by Betina Cat Café . Above all, the theme of this project also started from the interest in how
Service Design can improve the experience of both the user and the employees themselves
at Betina Cat Café, an establishment located in Asa Norte, in Brasília/DF. Thus, the aim of
this report was to develop research based on a case study of the service offered by Betina
Cat Café, and also the development of an application prototype will facilitate the adoption
processes of “kittens”, which are welcomed by the Responsible Protector in agreement with
the establishment, in addition to improving the experience of customers who choose
adoption and streamlining the Protector's tasks generated by the adoption process. Betina
Cat Café is part of a “snack bar” category that has become popular in recent years.
However, this type of business also has the distinction of not only promoting contact
between customers and cats but also the possibility of forming new families, with the
possibility of animal adoption by café users. In general, Cat Cafés are establishments that
allow the customer to be served by a bar/café/restaurant while interacting with cats, going
through a process called “Cat Therapy”, a term developed by the owner of the
establishment herself, Mariana Brod. Betina Cat Café currently has its contact structure with
customers through digital platforms such as Instagram and the Website. These platforms
are responsible for publicizing the menus, events, store spaces, products, and mainly which
cats are available for adoption and how interested users can do so, all features promoted by
the establishment itself. After an analysis of the User Journey, it was determined that the
result of the case study of this work would be the development of a Mobile application
prototype for the adoption of cats made available by the Protector for Betina Cat Café. To
achieve the defined objectives, we sought to follow a methodological path based on Design
Thinking, in order to understand the design processes and flows demanded by users to be
able to adopt one of “Betina’s” animals, as well as understand how adoption works in the
establishment and how adoption requests are processed and attended to by employees.
Thus, research was carried out with the store manager and their respective employees, as well as customers of the establishment, with the aim of distinguishing which points
generated some type of dissatisfaction for both users and employees, thus seeking a
solution that would be proposed through the final product, the adoption app prototype. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, habilitação em Projeto de Produto, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Projeto do Produto
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.