Título: | Design, heurísticas e seus vieses : o comportamento humano no ensino do ato projetual do Design Centrado no Humano (DCH) na graduação |
Autor(es): | Santos, Luís Gustavo de Souza |
Orientador(es): | Garrossini, Daniela Fávaro |
Assunto: | Design centrado no usuário |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 5-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Luís Gustavo de Souza. Design, heurísticas e seus vieses: o comportamento humano no ensino do ato projetual do Design Centrado no Humano (DCH) na graduação. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Nesta pesquisa realiza-se uma investigação, por meio de uma abordagem
exploratória, acerca das influências do comportamento humano no ensino do Design
Centrado no Humano (DCH) na graduação. Fundamentado na interseção entre
neurociência, design e heurísticas cognitivas, essa pesquisa busca compreender a
dinâmica entre projetistas e usuários, examinando, por meio de grupo focal, como
essa relação é abordada no contexto do ensino universitário. Além de oferecer
contribuições diretas para a compreensão dessa interação, a pesquisa destaca o
papel das heurísticas cognitivas no processo de design centrado no humano. As
reflexões sobre práticas pedagógicas eficazes e a análise das perspectivas dos
professores proporcionam uma contribuição significativa para o avanço de
abordagens mais holísticas e centradas nas reais necessidades dos usuários no
campo do design, incentivando futuras pesquisas e debates acadêmicos sobre o
assunto. |
Abstract: | In this research, an exploratory approach is employed to investigate the influences of
human behavior on the teaching of Human-Centered Design (HCD) in
undergraduate education. Grounded in the intersection of neuroscience, design, and
cognitive heuristics, this study seeks to comprehend the dynamics between
designers and users. Through a focus group analysis, it examines how this
relationship is addressed within the context of university education. Beyond providing
direct insights into this interaction, the research emphasizes the role of cognitive
heuristics in the human-centered design process. Reflections on effective
pedagogical practices and the analysis of teachers' perspectives contribute
significantly to advancing more holistic approaches centered on the real needs of
users in the field of design, thereby encouraging further research and academic
discourse on the subject. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Design
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.