Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuisGustavoDeSouzaSantos_tcc.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design, heurísticas e seus vieses : o comportamento humano no ensino do ato projetual do Design Centrado no Humano (DCH) na graduação
Autor(es): Santos, Luís Gustavo de Souza
Orientador(es): Garrossini, Daniela Fávaro
Assunto: Design centrado no usuário
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 5-Ago-2024
Referência: SANTOS, Luís Gustavo de Souza. Design, heurísticas e seus vieses: o comportamento humano no ensino do ato projetual do Design Centrado no Humano (DCH) na graduação. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nesta pesquisa realiza-se uma investigação, por meio de uma abordagem exploratória, acerca das influências do comportamento humano no ensino do Design Centrado no Humano (DCH) na graduação. Fundamentado na interseção entre neurociência, design e heurísticas cognitivas, essa pesquisa busca compreender a dinâmica entre projetistas e usuários, examinando, por meio de grupo focal, como essa relação é abordada no contexto do ensino universitário. Além de oferecer contribuições diretas para a compreensão dessa interação, a pesquisa destaca o papel das heurísticas cognitivas no processo de design centrado no humano. As reflexões sobre práticas pedagógicas eficazes e a análise das perspectivas dos professores proporcionam uma contribuição significativa para o avanço de abordagens mais holísticas e centradas nas reais necessidades dos usuários no campo do design, incentivando futuras pesquisas e debates acadêmicos sobre o assunto.
Abstract: In this research, an exploratory approach is employed to investigate the influences of human behavior on the teaching of Human-Centered Design (HCD) in undergraduate education. Grounded in the intersection of neuroscience, design, and cognitive heuristics, this study seeks to comprehend the dynamics between designers and users. Through a focus group analysis, it examines how this relationship is addressed within the context of university education. Beyond providing direct insights into this interaction, the research emphasizes the role of cognitive heuristics in the human-centered design process. Reflections on effective pedagogical practices and the analysis of teachers' perspectives contribute significantly to advancing more holistic approaches centered on the real needs of users in the field of design, thereby encouraging further research and academic discourse on the subject.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.