Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Melo, Fernando Cardoso | - |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Cardozo Nunes da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Cardozo Nunes da. Veículos elétricos: análise comparativa de desempenho, economia e panorama das estações de recarga em Brasília. 2021. 245 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo comparar o desempenho de veículos convenci onais, híbridos e elétricos em diferentes condições de trânsito em Brasília. Percorrendo os
trajetos intercampi da Universidade de Brasília e outro de maior extensão, são utilizados dois
simuladores veiculares para analisar as perdas ocorridas e a operação detalhada dos sistemas
de propulsão e baterias dos veículos. A partir do consumo ocorrido de combustível e energia
das baterias, são estimados os custos nos diferentes drive cycles realizados. De modo a compreender o cenário da mobilidade elétrica em Brasília, é realizado um
estudo sobre as estações de recarga atualmente disponíveis. São abordados quesitos como
distribuição pela cidade, tipos de carregadores disponíveis e estabelecimentos que oferecem
pontos de recarga. Por fim, avalia-se a autonomia do veículo totalmente elétrico para diferentes níveis iniciais de carga nos trajetos de referência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baterias elétricas | pt_BR |
dc.title | Veículos elétricos : análise comparativa de desempenho, economia e panorama das estações de recarga em Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T12:41:34Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T12:41:34Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39392 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to compare the performance of conventional, hybrid and electric
vehicles under different traffic conditions in Brasília. Driving through the intercampi routes
of the University of Brasilia and another lengthier road, two vehicle simulators are used to
analyze the occurred losses and the detailed operation of the propulsion systems and batteries
of the vehicles. Based on fuel and energy consumption throughout the drive cycles, the costs
are estimated. In order to obtain a wider perspective on electric mobility in Brasília, a study is carried
out on the charging stations currently available. Issues such as distribution of charging points
throughout the city, types of chargers available and locations which offer charging stations
are addressed. Finally, the autonomy of the all-electric vehicle is evaluated in a wide range
of initial charge levels on the reference routes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
|