Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39392
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroCardosoNunesDaSilva_tcc.pdf10,85 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMelo, Fernando Cardoso-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Cardozo Nunes da-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Cardozo Nunes da. Veículos elétricos: análise comparativa de desempenho, economia e panorama das estações de recarga em Brasília. 2021. 245 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo comparar o desempenho de veículos convenci onais, híbridos e elétricos em diferentes condições de trânsito em Brasília. Percorrendo os trajetos intercampi da Universidade de Brasília e outro de maior extensão, são utilizados dois simuladores veiculares para analisar as perdas ocorridas e a operação detalhada dos sistemas de propulsão e baterias dos veículos. A partir do consumo ocorrido de combustível e energia das baterias, são estimados os custos nos diferentes drive cycles realizados. De modo a compreender o cenário da mobilidade elétrica em Brasília, é realizado um estudo sobre as estações de recarga atualmente disponíveis. São abordados quesitos como distribuição pela cidade, tipos de carregadores disponíveis e estabelecimentos que oferecem pontos de recarga. Por fim, avalia-se a autonomia do veículo totalmente elétrico para diferentes níveis iniciais de carga nos trajetos de referência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos elétricospt_BR
dc.subject.keywordBaterias elétricaspt_BR
dc.titleVeículos elétricos : análise comparativa de desempenho, economia e panorama das estações de recarga em Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T12:41:34Z-
dc.date.available2024-08-05T12:41:34Z-
dc.date.submitted2021-10-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39392-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to compare the performance of conventional, hybrid and electric vehicles under different traffic conditions in Brasília. Driving through the intercampi routes of the University of Brasilia and another lengthier road, two vehicle simulators are used to analyze the occurred losses and the detailed operation of the propulsion systems and batteries of the vehicles. Based on fuel and energy consumption throughout the drive cycles, the costs are estimated. In order to obtain a wider perspective on electric mobility in Brasília, a study is carried out on the charging stations currently available. Issues such as distribution of charging points throughout the city, types of chargers available and locations which offer charging stations are addressed. Finally, the autonomy of the all-electric vehicle is evaluated in a wide range of initial charge levels on the reference routes.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.