Título: | Estudo do comportamento em desgaste do aço SAE 1045 submetido a ensaios de deslizamento do tipo pino sobre disco, lubrificados com e sem a adição do condicionador de metais graffeno® |
Autor(es): | Tripode, Arthur Ribeiro |
Orientador(es): | Cueva Galárraga, Edison Gustavo |
Assunto: | Aço Grafeno Materiais - fadiga |
Data de apresentação: | 29-Fev-2024 |
Data de publicação: | 5-Ago-2024 |
Referência: | TRIPODE, Arthur Ribeiro. Estudo do comportamento em desgaste do aço SAE 1045 submetido a ensaios de deslizamento do tipo pino sobre disco, lubrificados com e sem a adição do condicionador de metais graffeno®. 2024. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo estudar o desgaste do aço SAE 1045
quando atritado contra si mesmo em um sistema pino-disco em diferentes condições
de duração, lubrificação e carga, para tanto, utilizando de velocidade tangencial
constante de 5,67 m/s. Foram realizados ensaios em uma bancada de desgaste
(Tribômetro) equipada com sensores eletrônicos que permitem a coleta de dados, em
tempo real, da força tangencial na região de contato pino-disco. Os ensaios foram
realizados em duas condições de lubrificação pré-estabelecidas: lubrificado somente
com óleo 5W40 e lubrificado com óleo 5W40 + Graffeno®, na concentração de 1%.
Para cada condição de lubrificação foram realizados ensaios nas durações de 1; 2,5;
5; 10; 20; 60 e 120 minutos, em condições de carga de 25 N e 50 N. Os resultados de
interesse foram a força e coeficiente de atrito, a perda de massa, a taxa de desgaste
sofrido e o dano superficial decorrente do desgaste. Os testes mostraram que a
utilização do Graffeno® misturado no óleo 5W40 apresentou em alguns casos melhora
e em outros piora, em relação a utilização do óleo puro. Os resultados indicam que o
condicionador de metais Graffeno® foi responsável por reduzir o desgaste por fadiga
e adesão, ao mesmo tempo que aumentou o efeito de abrasão. Apesar de
proporcionar estabilidade e reduções pontuais, o Graffeno® não demonstrou
significativa redução no coeficiente de atrito. Além disso, os resultados apontam para
uma complexidade nas interações do condicionador de metais com o óleo lubrificante
e a superfície, variando conforme a carga aplicada. Em relação ao tempo de ensaio,
foi possível perceber que o desgaste não ocorre de maneira linear, sendo maior a taxa
de desgaste nos instantes iniciais do teste. |
Abstract: | The present study aims to investigate the wear of SAE 1045 steel when rubbed against
itself in a pin-disc system under different conditions of duration, lubrication and load,
using a constant tangential velocity of 5,67 m/s. Experiments were conducted on a
wear test bench (tribometer) equipped with electronic sensors that allow real-time data
collection of the tangential force in the pin-disc contact region. The experiments were
conducted under two pre-established lubrication conditions: lubricated with 5W40 oil
only and lubricated with a mixture of 5W40 oil and Graffeno®, at a concentration of
1%. For each lubrication condition, tests were carried out at durations of 1; 2.5; 5; 10;
20; 60; and 120 minutes under load conditions of 25 N and 50 N. The key results of
interest included the force and coefficient of friction, mass loss, wear rate, and surface
damage resulting from the wear. The tests showed that the use of Graffeno® mixed
with 5W40 oil resulted in improvements in some cases and worsening in others
compared to the use of pure oil. The results indicate that Graffeno® metal conditioner
reduced wear due to fatigue and adhesion while increasing the abrasion effect. Despite
providing stability and occasional reductions, Graffeno® did not demonstrate a
significant reduction in the coefficient of friction. Additionally, the results point to a
complexity in the interactions of the metal conditioner with the lubricating oil and the
surface, which vary depending on the applied load. Regarding the test duration, it was
observed that wear does not occur linearly, with higher wear rate occurring in the initial
moments of the test. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. |
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