Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ArthurRibeiroTripode_tcc.pdf6,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do comportamento em desgaste do aço SAE 1045 submetido a ensaios de deslizamento do tipo pino sobre disco, lubrificados com e sem a adição do condicionador de metais graffeno®
Autor(es): Tripode, Arthur Ribeiro
Orientador(es): Cueva Galárraga, Edison Gustavo
Assunto: Aço
Grafeno
Materiais - fadiga
Data de apresentação: 29-Fev-2024
Data de publicação: 5-Ago-2024
Referência: TRIPODE, Arthur Ribeiro. Estudo do comportamento em desgaste do aço SAE 1045 submetido a ensaios de deslizamento do tipo pino sobre disco, lubrificados com e sem a adição do condicionador de metais graffeno®. 2024. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar o desgaste do aço SAE 1045 quando atritado contra si mesmo em um sistema pino-disco em diferentes condições de duração, lubrificação e carga, para tanto, utilizando de velocidade tangencial constante de 5,67 m/s. Foram realizados ensaios em uma bancada de desgaste (Tribômetro) equipada com sensores eletrônicos que permitem a coleta de dados, em tempo real, da força tangencial na região de contato pino-disco. Os ensaios foram realizados em duas condições de lubrificação pré-estabelecidas: lubrificado somente com óleo 5W40 e lubrificado com óleo 5W40 + Graffeno®, na concentração de 1%. Para cada condição de lubrificação foram realizados ensaios nas durações de 1; 2,5; 5; 10; 20; 60 e 120 minutos, em condições de carga de 25 N e 50 N. Os resultados de interesse foram a força e coeficiente de atrito, a perda de massa, a taxa de desgaste sofrido e o dano superficial decorrente do desgaste. Os testes mostraram que a utilização do Graffeno® misturado no óleo 5W40 apresentou em alguns casos melhora e em outros piora, em relação a utilização do óleo puro. Os resultados indicam que o condicionador de metais Graffeno® foi responsável por reduzir o desgaste por fadiga e adesão, ao mesmo tempo que aumentou o efeito de abrasão. Apesar de proporcionar estabilidade e reduções pontuais, o Graffeno® não demonstrou significativa redução no coeficiente de atrito. Além disso, os resultados apontam para uma complexidade nas interações do condicionador de metais com o óleo lubrificante e a superfície, variando conforme a carga aplicada. Em relação ao tempo de ensaio, foi possível perceber que o desgaste não ocorre de maneira linear, sendo maior a taxa de desgaste nos instantes iniciais do teste.
Abstract: The present study aims to investigate the wear of SAE 1045 steel when rubbed against itself in a pin-disc system under different conditions of duration, lubrication and load, using a constant tangential velocity of 5,67 m/s. Experiments were conducted on a wear test bench (tribometer) equipped with electronic sensors that allow real-time data collection of the tangential force in the pin-disc contact region. The experiments were conducted under two pre-established lubrication conditions: lubricated with 5W40 oil only and lubricated with a mixture of 5W40 oil and Graffeno®, at a concentration of 1%. For each lubrication condition, tests were carried out at durations of 1; 2.5; 5; 10; 20; 60; and 120 minutes under load conditions of 25 N and 50 N. The key results of interest included the force and coefficient of friction, mass loss, wear rate, and surface damage resulting from the wear. The tests showed that the use of Graffeno® mixed with 5W40 oil resulted in improvements in some cases and worsening in others compared to the use of pure oil. The results indicate that Graffeno® metal conditioner reduced wear due to fatigue and adhesion while increasing the abrasion effect. Despite providing stability and occasional reductions, Graffeno® did not demonstrate a significant reduction in the coefficient of friction. Additionally, the results point to a complexity in the interactions of the metal conditioner with the lubricating oil and the surface, which vary depending on the applied load. Regarding the test duration, it was observed that wear does not occur linearly, with higher wear rate occurring in the initial moments of the test.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.