Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LilaShalamarAquinoDeOliveira_tcc.pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Disposição irregular de resíduos sólidos em Sobradinho II – Distrito Federal : uma análise por avaliação contingente.
Autor(es): Oliveira, Lila Shalamar Aquino de
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Coorientador(es): Barral, Uidemar Morais
Assunto: Resíduos sólidos
Lixo - eliminação
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 2-Ago-2024
Referência: OLIVEIRA, Lila Shalamar Aquino de. Disposição irregular de resíduos sólidos em Sobradinho II – Distrito Federal: uma análise por avaliação contingente. 2023. 131 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Pontos de disposição irregular de resíduos sólidos, formados principalmente por resíduos de construção civil e volumosos, geram externalidades ao Estado e a população que convive com este problema. O objetivo central deste trabalho foi estimar o valor que os moradores de Sobradinho II, Distrito Federal, dão para um ambiente limpo e sem poluição, com o foco na eliminação de pontos disposição irregular de resíduos sólidos na Avenida Contorno. O trabalho também buscou retratar a problemática do descarte irregular na região por meio de entrevistas com atoreschave e pesquisa documental. Os resultados mostram que o descarte irregular é um problema que persiste em Sobradinho II mesmo com soluções existentes para o descarte adequado, porém mais da metade da população não sabe da existência da solução adequada para o descarte de entulhos e de resíduos volumosos implementado na região. A valoração foi realizada por meio do Método de Valoração Contingente (MVC), que consiste em aplicar questionários para saber a disposição a pagar (DAP) das pessoas por determinado bem ou serviço. Das 108 respostas válidas para análise de disposição a pagar, 16% dos indivíduos sinalizaram não estar dispostos a pagar por um cenário de melhoria na Avenida Contorno. A DAP média revelou que os moradores desta região estão dispostos a pagar R$ 11,21 mensalmente por uma Avenida Contorno sem pontos de disposição irregular. O valor estimado de um ambiente limpo sem pontos de disposição irregular de resíduos sólidos na Avenida Contorno é 10,6 milhões. Salienta-se que esse valor corresponde a extrapolação de uma pequena amostra que não reflete o perfil da população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.