Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3936
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RodrigodeOliveiraMachado.pdf264,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho: o entendimento de trabalhadores de uma empresa do ramo de laticínios
Autor(es): Machado, Rodrigo de Oliveira
Orientador(es): Miranda, Onofre Rodrigues de
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Segurança do trabalho
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 4-Out-2012
Referência: MACHADO, Rodrigo de Oliveira. Qualidade de vida no trabalho: o entendimento de trabalhadores de uma empresa do ramo de laticínios. 2012. 24 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Objetivo do estudo foi identificar o entendimento de funcionários de uma empresa do ramo de laticínios sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Foi aplicado uma pesquisa qualitativa com uma entrevista aberta à 11 respondentes funcionários da organização pesquisada. Após formatação e análise dos dados, foi possível identificar e alcançar o objetivo principal deste trabalho. A maioria dos respondentes enxerga QVT nas ações de Prevenção a Acidentes no Trabalho através da CIPA e nas condições físicas das instalações e ambiente de trabalho. Constatou-se que a falta de uma política e um projeto de QVT na organização, atrapalha a progressão da mesma, pois não existem mecanismos de avaliação das ações de QVT e as ações se resumem à atuação da CIPA e algumas ações isoladas de promoção do bem-estar entre os funcionários, procurando evitar os conflitos entre setores, que mostrou-se muito presente na vida da organização. Por fim, indica-se a contribuição do presente trabalho para a empresa pesquisada e para qualquer outra pesquisa sobre o tema trabalhado e aproveita-se para propor, ressaltar e recomendar à organização pesquisada, algumas ações baseadas no estudo realizado, tais como: 1) A elaboração de um projeto de implantação de Qualidade de Vida no Trabalho; 2) Criação de uma comissão de QVT, conforme já existente na área de segurança no trabalho (CIPA); 3) Aplicação de questionários qualitativos e quantitativos para avaliação das ações de QVT na organização; 4) Explorar a motivação, a integração entre setores e a criação de um plano de cargos para melhoria da QVT; 5) Criação de workshops mensais visando melhora do clima organizacional, com palestras e participações diretas dos próprios funcionários da organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons