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2023_RicardoDeCastroLoureiro_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRamos, Cristiane Soares-
dc.contributor.authorLoureiro, Ricardo de Castro-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Ricardo de Castro. Tecnologias para a inclusão: métricas para avaliação da acessibilidade de páginas web para pessoas com deficiência visual. 2023. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA crescente evolução da internet tem democratizado o acesso às informações e aos serviços. Contudo, ainda existem desafios significativos para as pessoas com deficiência visual. À medida que a internet se torna cada vez mais integrada em nossas vidas diárias, a necessidade de inclusão digital se torna indispensável, especialmente para aqueles cuja experiência on-line é limitada pelas barreiras de acessibilidade. Com o objetivo de abordar este problema, o presente trabalho propõe aplicar métricas de acessibilidade para analisar a acessibilidade de páginas web, focando nas necessidades específicas de usuários com deficiência visual. Na primeira etapa de preparação, o estudo de caso selecionou o site a ser avaliado, definiu o escopo em relação aos diferentes tipos de deficiência visual e elaborou tarefas para os usuários realizarem, juntamente com um conjunto de perguntas e métricas para a formulação do GQM. Na segunda etapa, ocorreu a coleta de dados, na qual as perguntas definidas pelo GQM foram respondidas por meio de métricas específicas e sessões de avaliação. A coleta de dados envolveu o uso de ferramentas automatizadas, testes manuais e a participação do usuário. Por fim, na terceira etapa do estudo de caso, os dados coletados foram analisados, e os resultados revelaram que a percepção das páginas estava em um nível aceitável, mas com espaço para melhorias. Todas as páginas web apresentaram bom desempenho em termos de operação, no entanto, falharam em aspectos relacionados à compreensão e robustez. Na conclusão, foram propostas melhorias específicas para as páginas web avaliadas, com base nas lacunas e problemas identificados durante a pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSoftware - mediçãopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subject.keywordDeficientes visuaispt_BR
dc.titleTecnologias para a inclusão : métricas para avaliação da acessibilidade de páginas web para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T15:42:45Z-
dc.date.available2024-07-31T15:42:45Z-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39358-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoKosloski, Ricardo Ajax Dias-
dc.description.abstract1The growing evolution of the internet has democratized access to information and services. However, there are still significant challenges for people with visual impairments. As the internet becomes increasingly integrated into our daily lives, the need for digital inclusion becomes indispensable, especially for those whose online experience is limited by accessibility barriers. Aiming to address this issue, this work proposes applying accessibility metrics to analyze the accessibility of web pages, focusing on the specific needs of users with visual impairments. In the first stage of preparation, the case study selected the website to be evaluated, defined the scope in relation to the different types of visual impairment, and developed tasks for users to perform, along with a set of questions and metrics for formulating the GQM. In the second stage, data collection occurred, in which the questions defined by the GQM were answered using specific metrics and evaluation sessions. Data collection involved the use of automated tools, manual tests, and user participation. Finally, in the third stage of the case study, the collected data were analyzed, and the results revealed that the perception of the pages was at an acceptable level, but with room for improvement. All web pages performed well in terms of operation, however, they failed in aspects related to understanding and robustness. In conclusion, specific improvements were proposed for the evaluated web pages, based on the gaps and problems identified during the research.pt_BR
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