Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3928
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DelmoLimadeAraujo.pdf775,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO
Autor(es): Araujo, Delmo Lima de
Orientador(es): Vieira, Vanauey Ferreira
Assunto: Turismo - marketing
Agentes de viagem
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 4-Out-2012
Referência: ARAUJO, Delmo Lima de. Marketing territorial: compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO. 2012. 54 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Porto Velho, 2012.
Resumo: O marketing territorial é uma ferramenta que gradativamente vem sendo difundida junto aos operadores no segmento de turismo no Brasil. E não é diferente na cidade de Porto Velho. Capital do Estado de Rondonia localizada à margem direita do Rio Madeira, possui a maior extensão territorial e maior população comparando com outros municípios do Estado. Conforme dados do IBGE de 2010, possui uma população de 428.527 habitantes; com um imenso potencial turístico devido a sua localização, história e recursos naturais. Dispondo também de uma considerável estrutura de Aeroporto, porto fluvial, estradas, saneamento, redes elétricas e potencial energético. Potencial este que vem sendo explorado através da construção de 02 grandes usinas e que causou um considerável aumento populacional nos últimos 03 anos Portanto, há de se considerar a importância do marketing territorial como ferramenta necessária para os operadores de turismo. Sendo o objetivo deste trabalho verificar qual o grau de conhecimento existente em relação ao marketing territorial, seu uso ou mesmo de alguns de seus elementos correspondentes. Pois, importa ressaltar que mesmo sem saber sistematicamente sobre a amplitude do sistema de marketing territorial, alguns elementos são utilizados pelos operadores de turismo, o que está evidenciado segundo a pesquisa feita. A qual, os entrevistados pesquisados durante os meses de setembro de 2011 a fevereiro de 2012, demonstraram a partir da coleta de dados que conhecem marketing territorial, ou mesmo, fazem uso de seus elementos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons