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Título: Os K-dramas como agentes do poder brando : a relação entre o aumento da distribuição de K-dramas e a propagação da cultura e da língua coreana
Autor(es): Ribeiro, Sarah Khalli de Brito
Orientador(es): Tanaka, Marcus Vinícius de Lira Ferreira
Assunto: Coréia do Sul - cultura
Coréia - relações exteriores
Língua coreana
Soft power
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 16-Jul-2024
Referência: RIBEIRO, Sarah Khalli de Brito. Os K-dramas como agentes do poder brando: a relação entre o aumento da distribuição de K-dramas e a propagação da cultura e da língua coreana. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A década de 1990 foi o início da difusão da cultura sul-coreana em países asiáticos como China, Japão, Hong Kong, Filipinas e Vietnã através, principalmente, das séries sul-coreanas, os K-dramas, e a música pop do país, conhecida como K-pop. Conhecido como onda coreana, este fenômeno por muitos anos limitou-se somente à Ásia, principalmente ao leste e ao sudeste asiático; entretanto, com o desenvolvimento da internet, a difusão e popularização da cultura sul-coreana tem crescido cada vez mais. Levando em conta o contexto histórico e geopolítico da República da Coreia, o país termina por não utilizar poder bélico ou sanções econômicas, por exemplo, para exercer seu poder e reafirmar sua identidade como nação, e adota o poder brando, que é definido como a forma de influenciar sua imagem e persuadir outros países através de recursos culturais, conhecimento e políticas. Neste contexto, a onda coreana se torna um grande recurso de poder brando para o país e, não só propaga a cultura e os valores sul-coreanos, mas também influencia o estudo da língua coreana por consumidores das produções culturais produzidas pela República da Coreia. Considerando a importância dos dramas coreanos na propagação da cultura e língua coreana e o aumento de obras transmitidas e produzidas por serviços de streaming como Netflix e Disney+, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel dos dramas coreanos como agentes no poder brando da República da Coreia e a relação entre o aumento da distribuição destas obras com o aumento pelo interesse na República da Coreia e na língua coreana por parte dos consumidores brasileiros destes conteúdos. Para a coleta de dados, foi realizado um formulário com tais consumidores a fim de entender como a inserção destes conteúdos em plataformas de streaming aumentou o consumo dos K-dramas, como elas influenciaram a imagem da República da Coreia para os consumidores e qual o papel delas como motivação para o estudo da língua coreana.
Abstract: The 1990s were the beginning of the spread of South Korean culture in Asian countries such as China, Japan, Hong Kong, the Philippines and Vietnam, mainly through South Korean series, K-dramas, and the country's pop music, known as K-pop. Known as the Korean wave, this phenomenon was limited only to Asia, mainly East and Southeast Asia, for many years; however, with the development of the internet, the dissemination and popularization of South Korean culture has grown increasingly. Considering the historical and geopolitical context of the Republic of Korea, the country ends up not using military power or economic sanctions, for example, in order to exercise its power and reaffirm its identity as a nation, instead, adopting soft power, which is defined as a way to influence a country’s image and persuade other countries through cultural resources, knowledge and policies. In this context, the Korean wave becomes a great soft power resource for the country and not only spreads South Korean culture and values, but also influences the study of the Korean language by consumers of such cultural productions produced by the Republic of Korea. Considering the importance of Korean dramas in the diffusion of Korean culture and language, as well as the increase in works being broadcast and produced by streaming services such as Netflix and Disney+, this paper aims to analyze the role of Korean dramas as agents in the South Korean soft power and the relationship between the increased distribution of such cultural productions and the increased interest in the Republic of Korea and the Korean language on the part of Brazilian consumers of these contents. For such, a survey was carried out with these consumers in order to understand how the inclusion of Korean dramas on streaming platforms has increased their consumption, how they have influenced the image of the Republic of Korea for these consumers and what role Korean dramas play in motivating the study of the Korean language.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023.
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