Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_VeraLuciaRechPastorio.pdf437,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência dos sistemas de remuneração no desempenho dos colaboradores de três empresas do setor de confecções
Autor(es): Pastório, Vera Lucia Rech
Orientador(es): Chaebo, Gemael
Assunto: Motivação no trabalho
Remunerações extra-salariais
Sistemas de bonificações
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 4-Out-2012
Referência: PASTÓRIO, Vera Lucia Rech. Influência dos sistemas de remuneração no desempenho dos colaboradores de três empresas do setor de confecções. 2012. 49 f.,il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: As empresas encontram-se em um cenário de constantes transformações e de alta competitividade. Como forma de acompanhar as mudanças e se manterem competitivas, precisam investir em modelos de gestão e remuneração de forma a motivar seus funcionários, incentivando-os na busca pelo sucesso organizacional. A remuneração exerce um importante papel na motivação dos colaboradores. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo o estudo do uso dos sistemas de remuneração e seu fator motivacional no desempenho dos funcionários. Foram pesquisadas três empresas do setor de confecções, situadas nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho (Estado de Rondônia). Para isso, discorreu-se sobre os diferentes métodos de remuneração, tais como: Remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades, remuneração baseada na competência, remuneração variável, participação nos lucros e resultados, remuneração por ações, alternativas criativas. Esta pesquisa classifica-se quanto aos objetivos, como descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Foi empregado questionário para coleta de dados, cujos dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo em uma perspectiva quantitativa. Concluiu-se, através da análise dos dados pesquisados, que nem sempre o fator salário é determinante para a satisfação e permanência do profissional nas organizações e que o reconhecimento pelo trabalho realizado detém boa parte da decisão e da motivação do colaborador para o alcance das metas individuais e organizacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons