Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39262
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BarnysonRegoDaPaixaoFarias_tcc.pdf528,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As pesquisas sobre o ensino de sociologia na pós-graduação no Brasil : uma análise dos últimos anos
Autor(es): Faria, Barnyson Rêgo da Paixão
Orientador(es): Cigales, Marcelo Pinheiro
Assunto: Sociologia - estudo e ensino
Pesquisa científica
Ensino
Data de apresentação: 12-Abr-2024
Data de publicação: 12-Jul-2024
Referência: FARIA, Barnyson Rêgo da Paixão. As pesquisas sobre o ensino de sociologia na pós-graduação no Brasil: uma análise dos últimos anos. 2024. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Com o objetivo de evidenciar o crescimento das pesquisas sobre o ensino de Sociologia nos Programas de Pós-Graduação das Universidades brasileiras, este estudo se valeu dos conceitos de campo delineados por Pierre Bourdieu (2004) e das dinâmicas de conflito caracterizadas pelos domínios de capitais (2009). Inspirado em trabalhos de diversos autores que investigam o ensino de Sociologia por meio do Estado da Arte como abordagem metodológica, este trabalho construiu um banco de dados. Para isso, foram utilizados o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, por meio da palavra-chave "Ensino de Sociologia", e a base de dados das Instituições de Ensino Superior (IES), empregando-se as palavras-chave: "Ensino de Sociologia", "Sociologia na escola" e "Sociologia escolar". Esse banco de dados elaborado inclui informações como nome, gênero, título, temática, Programa de Pós-Graduação, Universidade, Região, além de links para acesso às dissertações e ao Currículo Lattes dos autores. Os dados abrangem o período de 1993 a 2023, totalizando 447 trabalhos pós-graduados. Os dados revelaram um aumento significativo no número de trabalhos acadêmicos sobre o ensino de Sociologia ao longo das últimas décadas, indicando um crescente interesse e valorização do tema de pesquisa. Entretanto, observou-se uma concentração de pesquisas nas regiões Sudeste e Sul do país, evidenciando disparidades regionais no acesso a recursos educacionais e infraestrutura acadêmica. Além disso, constatou-se uma predominância feminina na participação em pesquisas acadêmicas sobre o ensino de Sociologia, especialmente nos programas de mestrado profissional. Essa disparidade de gênero pode ser reflexo de questões socioeconômicas, culturais e estruturais presentes no ambiente acadêmico e profissional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.