Título: | From ‘tia’ to ‘teacher’ : uma análise do uso da língua inglesa na educação infantil em uma escola bilíngue do Distrito Federal |
Autor(es): | Figueredo, Maria Clara Queiroz |
Orientador(es): | Almeida, Virgílio Pereira de |
Assunto: | Educação bilíngue Bilinguismo Língua inglesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 18-Fev-2023 |
Data de publicação: | 12-Jul-2024 |
Referência: | FIGUEREDO, Maria Clara Queiroz. From ‘tia’ to ‘teacher’: uma análise do uso da língua inglesa na educação infantil em uma escola bilíngue do Distrito Federal. 2023. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho é analisar a evolução do uso da língua inglesa de crianças de três turmas diferentes na educação bilíngue. A metodologia adotada é uma pesquisa de campo. O estudo foi baseado em uma coleta de dados realizada em uma escola bilíngue do Distrito Federal; os dados coletados são as ocorrências do uso do inglês pelas crianças da escola bilíngue em questão. A análise do material coletado permitiu-nos observar um número de ocorrências de palavras em língua inglesa em enunciados dos estudantes. A despeito do alcance limitado do corpus recolhido, apresentamos algumas considerações referentes ao nível de êxito nesta instituição bilíngue. Conclui-se que nos parece plausível indicar que a metodologia de ensino adotada pela escola demonstra ser eficaz, devido aos estudantes de turmas mais avançadas demonstrarem um uso mais frequente da língua inglesa. |
Abstract: | The main objective of this work is to analyze the evolution of the usage of English by children from three different classes in bilingual education. The methodology adopted is field research. The study was based on data collection carried out in a bilingual school in the Federal District; the data collected are the occurrences of English used by the children in the bilingual school. The analysis of the collected material allowed us to observe a number of occurrences of English language words in each student's speech. Despite the limited scope of the corpus collected, we present some consider-ations concerning the level of success in this bilingual institution. There seems to be an indication that the teaching methodology adopted by the school proves to be effec-tive since students from more advanced classes demonstrate a more frequent use of the English language. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
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