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Título: Línguas em contato na UnB : o caso de estudantes imigrantes congoleses falantes de lingala, francês e português
Autor(es): Mutombo, Joel Maloba
Orientador(es): Capilla, María Carolina Calvo
Assunto: República Democrática do Congo
Linguagem e línguas
Universidade de Brasília (UnB) - comunidade acadêmica
Data de apresentação: 12-Jul-2023
Data de publicação: 11-Jul-2024
Referência: MUTOMBO, Joel Maloba. Línguas em contato na UnB: o caso de estudantes imigrantes congoleses falantes de lingala, francês e português. 2023. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nos últimos anos, temos presenciado um significativo fluxo migratório em todo o mundo, impulsionado pelo desejo das pessoas de buscar melhores condições de vida e de educação de qualidade. Em relação a isso, a Universidade de Brasília oferece programas de mobilidade acadêmica que trazem a cada semestre estudantes de diversos países. Nesse contexto de interação e contato entre diferentes línguas e culturas, este estudo visa analisar as questões relacionadas aos usos linguísticos dos estudantes congoleses do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade de Brasília. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza exploratória, que utiliza uma abordagem qualitativa. Coloca-se o foco em um grupo específico de estudantes, falantes bilíngues do Congo (lingala/francês), que na chegada ao Brasil aprendem também o português, e cuja fala e preferências linguísticas e culturais são analisadas por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas, e um questionário sociolinguístico. O objetivo é compreender os fenômenos linguísticos que ocorrem em situações de contato, bem como questões identitárias e de interação com a comunidade de acolhimento. Os resultados mostram o uso preferencial do português no âmbito acadêmico, assim como a alternância frequente para o francês e o lingala em questões relacionadas com o país de origem. Em relação às identidades, os estudantes expressam uma forte identificação com a cultura congolesa e relatam casos de preconceito e racismo.
Résumé: Ces dernières années, nous avons assisté à un flux migratoire considérable à travers le monde, motivé par le désir des personnes de rechercher de meilleures conditions de vie et une éducation de qualité. À cet égard, l'université de Brasilia offre des programmes de mobilité académique qui accueillent chaque semestre des étudiants de différents pays. Compte tenu de ce scénario d'interaction et de contact entre différentes langues et cultures, cette étude vise à analyser les questions liées aux pratiques linguistiques des étudiants congolais du programme PEC-G de l'Université de Brasilia. Il s'agit d'une recherche descriptive de nature exploratoire qui utilise une approche qualitative. L'accent est mis sur un groupe spécifique d'étudiants, bilingues du Congo (lingala/français), qui, à leur arrivée, apprennent également le portugais, et dont le discours, ainsi que les préférences linguistiques et culturelles, sont analysés par le biais d'entretiens semi-structurés, enregistrés et transcrits, et d'un questionnaire sociolinguistique. L'objectif est de comprendre les phénomènes linguistiques qui se produisent dans les situations de contact, ainsi que les questions d'identité et d'interaction avec la communauté d'accueil. Les résultats montrent l'utilisation préférentielle du portugais dans le domaine académique, ainsi que l'alternance fréquente avec le français et le lingala dans les questions liées au pays d'origine. En ce qui concerne les identités, les étudiants expriment une forte identification à la culture congolaise et signalent des cas de préjugés et de racisme.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023.
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