Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RenataSilvaReis_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Amazonia by Maria : uma análise da série de esculturas de Maria Martins
Autor(es): Reis, Renata Silva
Orientador(es): Silva, Maria do Carmo Couto da
Assunto: Escultura
Arte moderna Séc. XX
Surrealismo
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 11-Jul-2024
Referência: REIS, Renata Silva. Amazonia by Maria: uma análise da série de esculturas de Maria Martins. 2023. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Buscando entender melhor a obra de Maria Martins e as contribuições para a cena artística brasileira, esta monografia tem por objetivo analisar a sua famosa série de esculturas Amazonia by Maria, apresentada pela primeira vez na exposição Maria: New Sculptures em março de 1943, na Valentine Gallery, nos Estados Unidos. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram reunidos dados biográficos que se relacionam diretamente com sua produção das esculturas, buscando entender o contexto histórico no qual as obras foram produzidas, possíveis diálogos e relações com outras obras nacionais e internacionais presentes na obra da artista, e principalmente como a temática representada na série de esculturas dialoga com o movimento modernista brasileiro do início do século XX. Outro objetivo de nosso trabalho foi o de ressaltar a importância da escultora na história da arte brasileira.
Abstract: In attempt to better understand the work of Maria Martins and the contributions to the Brazilian art scene, this monograph aims to analyze her famous series of sculptures Amazonia by Maria, presented for the first time in the exhibition Maria: New Sculptures in March 1943, at Valentine Gallery, in the United States. For the development of this research, biographical data were gathered that are directly related to her production of sculptures, seeking to understand the historical context in which the works were produced, possible dialogues and relationships with other national and international works present in the artist's work, and mainly as the theme represented in the series of sculptures dialogues with the Brazilian modernist movement of the early 20th century. Another objective of our work was to emphasize the importance of the sculptor in the history of Brazilian art.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.