Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39240
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoLucasCavalcanteVieira_tcc.pdf4,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiência e aprendizagem significativa a partir de mapas mentais
Autor(es): Vieira, João Lucas Cavalcante
Orientador(es): Rosa, Luisa Günther
Assunto: Aprendizagem
Educação artística
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: VIEIRA, João Lucas Cavalcante. Experiência e aprendizagem significativa a partir de mapas mentais. 2023. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A proposta deste trabalho é relacionar a teoria da educação como experiência e a teoria da aprendizagem significativa. Busca-se evidenciar a conexão entre os objetos e conteúdos potencialmente significativos às próprias experiências para além dos conceitos e conhecimentos previamente adquiridos. A partir dessa relação e da reflexão sobre as próprias experiências do autor, este trabalho busca ressaltar a importância das experiências para o aprendizado, assim como, a continuidade da vida cotidiana e do interesse dos indivíduos para a criação de experiências educativas, especialmente no ensino de arte. Também, apresenta-se o mapa mental como forma de pensar a experiência e como prática para uma educação artística focada na aprendizagem significativa.
Abstract: The purpose of this work is to relate the theory of education as experience and the theory of meaningful learning. This work seeks to highlight the connection between objects and contents that are potentially meaningful with the experiences, and this, beyond the previously acquired concepts and knowledge. Based on this relationship and the reflection on the author's own experiences, this work seeks to emphasize the importance of experiences for learning, as well as the continuity of everyday life and the interests of individuals in creating educational experiences, especially in art education. The mental map is also presented as a way of thinking about the experiences and as a practice for an artistic education focused on meaningful learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.