Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Cinara Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Isaac Araujo | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Isaac Araujo. Transfuture: e se a arte fosse trans?. 2023. 79 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca, por meio de uma abordagem curatorial, construir uma reflexão teórica a partir da experiência prática da exposição Transfuture* (2021). Ele se desenvolve por percurso metodológico que parte da análise da exposição para, então, compreender os diversos papéis da curadoria. Também são observadas algumas questões específicas relativas ao formato de curadoria independente. É relatado o processo curatorial da Transfuture*, aproximando-o da curadoria descolonial, queer e transviada. Duas exposições que se enquadram nessas perspectivas também são apresentadas, uma delas por meio de uma entrevista com o curador. Por fim, é discutido o papel da produção escrita de artistas integrantes e suas contribuições críticas; são consideradas as repercussões do projeto Transfuture*; e são sugeridos possíveis caminhos de estudos trans dentro da História da Arte. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transexuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exposições de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artistas | pt_BR |
dc.title | Transfuture : e se a arte fosse trans? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T17:39:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T17:39:22Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39237 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks, through a curatorial approach, to build a theoretical reflection based on the practical experience of the Transfuture* exhibition (2021). It is developed through a methodological path that starts from the analysis of the exhibition to then understand the different roles of curatorship. Some specific issues related to the independent curation format are also observed. Transfuture*'s curatorial process is reported, bringing it closer to decolonial, queer and deviant curating. Two exhibitions that fit these perspectives are also presented, one of them through an interview with the curator. Finally, the role of the artists' written production and their critical contributions are discussed; the repercussions of the Transfuture* are considered; and possible paths of trans studies within Art History are suggested. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|