Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_OrliJoseBatista.pdf586,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da eficiência em organizações públicas : a utilização da análise envoltória de dados
Autor(es): Batista, Orli José
Orientador(es): Vieira, Vanauey Ferreira
Assunto: Eficiência - administração pública
Organizações públicas
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 3-Out-2012
Referência: BATISTA, Orli José. Estudo da eficiência em organizações públicas: a utilização da análise envoltória de dados. 2012. 55 f.,il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência dos municípios rondonienses na aplicação dos recursos em educação no ano de 2009. Quanto a natureza esta pesquisa é aplicada. Foram utilizadas técnica de coleta e análise dos dados com abordagem quantitativa. Quanto ao corte é longitudinal. Quanto aos fins classifica-se como descritiva e exploratória. A estratégia escolhida foi documental com utilização de dados secundários do FNDE e IDEB definidos pelas variáveis Taxa de aprovação - Indicador de Rendimento - Séries iniciais; Prova Brasil - Nota Média Padronizada - Séries iniciais; Taxa de aprovação - Indicador de Rendimento - Séries Finais; Prova Brasil - Nota Média Padronizada – Séries Finais. Os dados foram analisados com programação matemática, com software específico para Análise Envoltória de Dados (DEA – Data Envelopment Analysis), sendo o modelo escolhido desenvolvido por Banker, Charnes e Cooper (BCC) orientado a output – BCC-O. Foi possível observar que os resultados obtidos não refletiram na eficiência da unidade. Algumas DMUs com resultados altos foram consideras ineficientes, assim como algumas DMUs com resultados baixos foram consideradas eficientes. Pode-se observar que as DMUs ineficientes apresentaram certa folga comparando as variáveis atuais com o alvo destas variáveis. Importante frisar que algumas unidades com resultados baixos tanto na Taxa de Aprovação, quanto na Nota Média Padronizada da Prova Brasil foram eficientes em função dos gastos e despesas baixos em relação a outras DMUs. Das vinte e cinco unidades analisadas, sete foram consideradas ineficientes e necessitam de ações para melhoria de seus resultados. Foi possível verificar que das unidades que foram consideradas ineficientes, além dos resultados que foram considerados baixos, em função dos recursos empregados, ainda é necessário fazer ajustes na distribuição dos recursos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons