Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GiovanaLacerdaSoares_tcc.pdf520,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Stickers/figurinhas como recursos de mensagens de texto no WhatsApp
Autor(es): Soares, Giovana Lacerda
Orientador(es): Pereira Filho, Cesário Alvim
Assunto: WhatsApp (Rede social on-line)
Linguagem visual
Representações visuais
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 9-Jul-2024
Referência: SOARES, Giovana Lacerda. Stickers/figurinhas como recursos de mensagens de texto no WhatsApp. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho propõe uma análise do uso das figurinhas ou stickers do aplicativo WhatsApp. A análise se deu de forma a entender os processos que podem levar o usuário a enviar uma figurinha e não uma mensagem de texto escrito (digitado). Foi abordado como as figurinhas podem ser consideradas texto, como se deu a alternância formal/informal no aplicativo WhatsApp, bem como o conceito de multimodalidade presente nas figurinhas. A análise dos dados obtidos via formulário visou compreender o uso de figurinhas por diferentes grupos etários e em diferentes contextos conversacionais. Os resultados apontaram para um uso significativo de figurinhas, independentemente do fator etário, bem como o uso expressivo de stickers em contextos informais.
Abstract: The present work proposes an analysis of the use of stickers in the application WhatsApp. The analysis intended to understand the processes that may lead the user to send a sticker instead of a written (typed) text message. The concept of sticker being considered text was addressed, as well as the alternation between formal and informal text in WhatsApp, and the concept of multimodality present in stickers. Data analysis, collected via form, intended to comprehend the use of stickers by different age groups and various conversational contexts. The results have pointed to a significant use of stickers, regardless of the age group, as well as a considerable use of stickers within informal contexts.
Resumén: Este artículo propone un análisis del uso de stickers en la aplicación WhatsApp. El análisis se realizó para comprender los procesos que pueden llevar al usuario a enviar una sticker y no un mensaje de texto escrito (digitado). Se discutió cómo los stickers/figuritas pueden considerarse texto, cómo se produce la alternancia formal/informal en la aplicación WhatsApp, así como el concepto de multimodalidad presente en los stickers/figuritas. El análisis de los datos obtenidos a través del formulario buscaba comprender el uso de las figuritas/adhesivos por parte de distintos grupos de edad y en diferentes contextos conversacionales. Los resultados señalaron una utilización significativa de stickers, independientemente de los grupos de edad, así como el uso expresivo de los stickers en contextos informales.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.