Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_StefanyPaivaDeJesusFerreira_tcc.pdf993,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : percepção de trabalhadores em uma empresa de plano de saúde
Autor(es): Ferreira, Stefany Paiva de Jesus
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Satisfação no trabalho
Promoção da saúde
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 8-Jul-2024
Referência: FERREIRA, Stefany Paiva de Jesus. Qualidade de vida no trabalho: percepção de trabalhadores em uma empresa de plano de saúde. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um campo de estudo que ocupa papel fundamental no bem-estar e na saúde dos trabalhadores e no desempenho das or-ganizações. Este construto abrange a interação entre o ambiente de trabalho, as condições laborais, as relações profissionais, as práticas de gestão, a saúde física e mental dos colaboradores e os resultados da organização. A QVT tem evoluído ao longo do tempo, passando de uma abordagem assistencialista para uma perspectiva mais preventiva, principalmente no Brasil. As organizações reconhecem que investir na promoção do bem-estar de seus funcionários resulta também em maior produtivi-dade, retenção de talentos e satisfação no trabalho. Adicionalmente, a forma como os seres humanos percebem o trabalho desempenha um papel crucial na determi-nação de sua Qualidade de Vida e saúde, assim como suas consequências para o desenvolvimento da organização. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho de uma amostra de 55 fun-cionários, de perfil diversificado, de uma organização que oferece plano de saúde para servidores públicos federais. Os resultados revelaram que a maioria dos parti-cipantes tem uma percepção globalmente positiva de QVT em seu ambiente de tra-balho. Especificamente, no que tange ao reconhecimento e crescimento no trabalho, a empresa implementa estratégias focadas em cargos e salários, além de possuir programas de treinamento, proporcionando aos colaboradores oportunidades para avançar em suas carreiras, acompanhadas por remunerações atrativas. Além disso, os colaboradores alegam que o ambiente é, globalmente, harmonioso, marcado pela confiança entre colegas. No entanto, também foram identificados desafios a serem enfrentados para melhorar a QVT dos participantes. Entre eles, destaca-se a sobre-carga de trabalho, que muitas vezes se estende ao ambiente doméstico, comprome-tendo o tempo livre e impedindo a execução diligente das tarefas profissionais. Os resultados deste estudo sugerem a necessidade de futuras pesquisas para compa-rar as condições de QVT entre setores público e privado, bem como investigar as relações entre a percepção de QVT e outras variáveis relevantes, como bem-estar e mal-estar, satisfação no trabalho, desempenho, práticas de gestão, entre outras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.