Resumo: | O presente estudo averiguou o comportamento ecológico de alunos e ex-alunos de Administração da Universidade de Brasília, Distrito Federal, visando identificar modos de existência que subsidiem ações de educação que fomentam a preservação ambiental e consequentemente melhorem a qualidade de vida da população. Conforme as questões ambientais ganham espaço e visibilidade, poucos ainda são aqueles que investigam a associação entre comportamento e meio ambiente. Apesar disso e da condição multidisciplinar do tema, diversos autores elencam o ser humano como principal ator das mudanças ambientais. O modelo de sociedade atual, balizado pela lógica capitalista, tem a qualidade de vida medida proporcionalmente à capacidade de consumir em demasia. Os grandes desastres ambientais decorrentes deste modelo foram importantes para um despertar comum em relação aos problemas ambientais. O aumento exponencial do lixo, a contaminação e redução das fontes de água potável, o aquecimento global, o desmatamento, a descartabilidade e a redução da biodiversidade são alguns dos fenômenos cada vez mais evidentes, afetando as possibilidades de reprodução do sistema do capital, além de impactarem as múltiplas formas de vida orgânica, sobretudo, a dos segmentos mais pauperizados das classes trabalhadoras. Na contramão dessas adversidades, o constructo “consumo consciente” vem ganhando forma como uma alternativa ao modelo atual esbanjador que permeia as relações entre sociedade e natureza. Ao longo das últimas décadas, a educação ambiental produziu uma ampla gama de conceitos em seus diversos campos de aplicação, do mais amplo ao mais específico. Dentre eles, o comportamento ecológico é responsabilizado tanto pela preocupação com a degradação ambiental quanto pela sua conservação. Sabe-se que os temas educação ambiental e comportamento ecológico foram tratados no âmbito do Bacharelado em Administração, o que nesta área deve ser uma condição para o isomorfismo no curso e uma necessidade que também se estende para a área corporativa. No entanto, estudos sobre as variáveis que explicam o comportamento ambiental ainda são inadequados. Uma melhor compreensão dessas variáveis explicativas é relevante para a teoria e a prática, especialmente em termos de apoiar políticas e/ou programas de planejamento que visam melhorar o comportamento ecológico das pessoas. Diante do contexto e da relevância, o problema de pesquisa que norteia esta pesquisa é: Quais são as variáveis explicativas do comportamento ecológico dos alunos do Bacharelado em Administração da UnB? Para tal averiguação foi utilizada a aplicação de um questionário, via Plataforma Google Form, junto aos alunos e ex-alunos de Administração da UnB, acessada via WhatsApp. O referido programa forneceu o resultado da pesquisa em gráficos e estes foram analisados e discutidos neste trabalho. Concluiu-se que, os alunos e ex-alunos da administração da UnB apresentam um comportamento ecológico moderado. De modo geral, este tudo nos mostra que, a lacuna entre os humanos e a natureza ainda existe, mas há sinais positivos de que está diminuindo. |