Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3920
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NelsonEugenioVieira.pdf810,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do microcrédito na pecuária leiteira de Jaru/RO uma alternativa de desenvolvimento regional sustentável
Autor(es): Vieira, Nelson Eugenio
Orientador(es): Vieira, Vanauey Ferreira
Assunto: Pequenas propriedades rurais
Crédito rural
Desenvolvimento regional
Leite - produção
Data de apresentação: 10-Mai-2012
Data de publicação: 3-Out-2012
Referência: VIEIRA, Nelson Eugenio. O uso do microcrédito na pecuária leiteira de Jaru/RO uma alternativa de desenvolvimento regional sustentável. 2012. [39] f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Neste trabalho procura-se analisar as vantagens e as desvantagens do acesso ao crédito dos pequenos produtores, beneficiados pelo programa DRS na cidade de Jaru estado de Rondônia, para demonstrar que o agronegócio do leite e seus derivados desempenha um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. A eficiência da pecuária leiteira está intimamente relacionada à adoção de novas tecnologias que podem proporcionar aumento de produtividade e, em consequência diluírem os custos fixos, que ainda apresenta reflexos de uma pecuária leiteira tradicional e extrativista, o uso da inseminação artificial é em grande parte responsável pelo melhoramento genético do rebanho leiteiro. A industrialização de leite e derivados, com vistas ao mercado externo, tem possibilitado a expansão da oferta de matéria prima, porém, têm sido constante a questão da proliferação do pequeno produtor sem especialização e poucos especializados com grande produção, devendo-se registrar a ausência de políticas que mantenham esse pequeno produtor no campo, o que favorece o êxodo rural. Para apoio a atividades produtivas, economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre respeitada à diversidade cultural da região, fortalecer as estruturas naturais do solo, protegida por cobertura vegetal permanente e diversificada, para garantir os serviços essenciais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons