Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RafaelSouzaDosSantos_tcc.pdf546,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise envoltória de dados das 3 principais empresas do setor de aviação brasileiro
Autor(es): Santos, Rafael Souza dos
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Aviação - companhias
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 8-Jul-2024
Referência: SANTOS, Rafael Souza dos. Análise envoltória de dados das 3 principais empresas do setor de aviação brasileiro. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O setor de aviação comercial desempenha um papel de destaque na economia global e no contexto nacional. O presente teve como objetivo avaliar a eficiência das 3 principais empresas de aviação que operam no Brasil, no período de 2019 a 2022: Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., Latam Linhas Aéreas S.A. e Gol Linhas Aéreas S.A. Foram avaliados indicadores financeiros e operacionais, utilizando-se da Análise Envoltória de Dados, conhecida como Window Data Envelopment Analysis (WDEA) em inglês. Trata-se de uma abordagem matemática que permite avaliar a eficiência de unidades produtivas derivada da Data Envelopment Analysis (DEA). A DEA é uma técnica não-paramétrica que estima uma fronteira de eficiência a partir de uma amostra de dados. Essa fronteira é construída pelas práticas das unidades produtivas mais eficientes da amostra, que são aquelas que produzem a maior quantidade de saídas com o menor uso de entradas (CHARNES et al., 1978). Foram utilizados dados publicados pelas próprias empresas e dados publicados pela ANAC. A análise demonstrou que, no período de 2019 a 2022, na abordagem de contas operacionais da DRE, foi possível identificar a Gol como a empresa mais ineficiente, ainda que não tenha apresentado uma média muito abaixo das outras empresas, e a Latam como a mais eficiente em média. O estudo permitiu demonstrar que houve diferentes impactos na eficiência das empresas no período da pandemia de Covid 19. Nas análises feitas sob a abordagem das ASKs, foi possível perceber que, em relação aos dados operacionais escolhidos, a Gol e a Azul tiveram uma eficiência semelhante no período de 2019 a 2022, e superior à eficiência da Latam no mesmo período. Verificando-se a série histórica nessa última abordagem, também foi marcante o impacto da pandemia da Covid 19 nas operações das empresas a partir do segundo trimestre de 2020. O estudo foi capaz de gerar informações que podem subsidiar os gestores quanto à eficiência média por ponte aérea e empresa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas , Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.