Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LeticiaYurieNakamura_tcc.pdf432,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação entre a taxa interna de retorno e a taxa interna de retorno modificada aplicada em concessões florestais
Autor(es): Nakamura, Letícia Yurie
Orientador(es): Souza, Álvaro Nogueira de
Assunto: Concessão florestal
Concessão florestal - avaliação financeira
Data de apresentação: 31-Dez-2024
Data de publicação: 5-Jul-2024
Referência: NAKAMURA, Letícia Yurie. Comparação entre a taxa interna de retorno e a taxa interna de retorno modificada aplicada em concessões florestais. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Para contornar a interpretação equivocada da Taxa Interna De Retorno (TIR) como o equivalente anual de um projeto, a Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM) pode ser utilizada para as análises de viabilidade econômica por melhor indicar a verdadeira taxa de retorno de um projeto, ainda mais de longo prazo como os de concessão florestal. Assim, este trabalho tem como objetivo comparar o uso da TIR e da TIRM em projetos de concessão florestal para um planejamento financeiro adequado, utilizando como estudo de caso a empresa Comércio Ecológico de Madeiras Ltda. EPP (CEMAL). Para a análise de investimento, o fluxo de caixa foi projetado e os indicadores financeiros: Valor Presente Líquido (VPL), o Benefício Periódico Equivalente (BPE) e a TIRM calculados em horizontes de planejamento diferentes (de 10 em 10 anos) até o limite contratual de 40 anos. Como esperado, a TIRM aprestou diferentes valores conforme variação na duração do projeto, enquanto que a TIR permaneceu a mesma por não levar em consideração os fluxos de caixa intermediário e dinamicidade do mercado ao longo da vida útil do projeto.
Abstract: To overcome the misinterpretation of the Internal Rate of Return (IRR) as the annual equivalent of a project, the Modified Internal Rate of Return (TIRM) can be used for economic viability analyzes as it better indicates the true rate of return of a project, even more long-term, such as forestry concessions. Therefore, this work aims to compare the use of IRR and TIRM in forestry concession projects for adequate financial planning, using the company Comércio Ecológico de Madeiras Ltda. EPP (CEMAL) as a case study. For the investment analysis, the cash flow was projected and the financial indicators: Net Present Value (NPV), the Equivalent Periodic Benefit (BPE) and the TIRM calculated in different planning horizons (every 10 years) up to the limit 40-year contract. As expected, the TIRM provided different values depending on the variation in the project duration, while the IRR remained the same as it did not take into account intermediate cash flows and market dynamics throughout the project's useful life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.