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dc.contributor.advisorÂngelo, Humberto-
dc.contributor.authorDeus, Marcus Vinícius Barbosa de-
dc.identifier.citationDEUS, Marcus Vinícius Barbosa de. Bioeconomia na Amazônia: o mercado de produtos florestais não madeireiros. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2023.pt_BR
dc.description.abstractSeguindo uma influência internacional, existe um crescente interesse do mercado nacional por produtos florestais não madeireiros (PFNMs). A expansão desse mercado oferece vantagens significativas, pois possibilita o desenvolvimento econômico paralelo à conservação da biodiversidade. Esse trabalho aborda o mercado de PFNMs amazônicos sob uma perspectiva econômica. Dessa forma, empregou-se os instrumentos da econometria, incluindo a análise de tendência, para calcular as taxas de crescimento na produção e nos preços e, posteriormente, identificar os movimentos predominantes das curvas de oferta ou de demanda para o mercado de oito produtos durante o período de 1995 a 2021. Em relação à produção anual, houve aumento das taxas de crescimento do açaí, da castanha-do-pará e da amêndoa de cumaru e decréscimo do palmito, da borracha, do óleo de copaíba e da amêndoa de babaçu. A produção de fibra de buriti não registrou tendência. Por outro lado, os preços de todos os produtos apresentaram tendência de aumento das taxas de crescimento, sugerindo uma valorização dos PFNMs. Assim, pôde-se observar que o mercado de produtos não madeireiros extraídos da Amazônia possui potencial econômico, mas necessita de maior investimento em marketing, desenvolvimento das cadeias produtivas, capacitação das comunidades extrativistas, suporte à comercialização e estudos voltados para singularidades de cada produto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExtrativismopt_BR
dc.subject.keywordBiodiversidadept_BR
dc.subject.keywordProdutos florestaispt_BR
dc.subject.keywordAçaípt_BR
dc.titleBioeconomia na Amazônia : o mercado de produtos florestais não madeireirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T21:36:34Z-
dc.date.available2024-07-03T21:36:34Z-
dc.date.submitted2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39152-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Following an international influence, there is a growing interest in the domestic market for NonTimber Forest Products (NTFPs). The expansion of this market offers significant advantages as it enables economic development alongside biodiversity conservation. This work addresses the Amazonian NTFPs market from an economic perspective. Thus, we employ econometric tools, including trend analysis, to calculate growth rates in production and prices. Subsequently, we identify the predominant movements of supply or demand curves for eight products in the market from 1995 to 2021. Regarding annual production, there was an increase in growth rates for açaí, Brazil nuts, and cumaru almond, and a decrease for hearts of palm, rubber, copaiba oil, and babassu almond. Buriti fiber production showed no trend. On the other hand, the prices of all products displayed an increasing trend in growth rates, indicating a valuation of NTFPs. Thus, we could observe that the market for non-timber products extracted from the Amazon holds economic potential but requires further investment in marketing, supply chain development, capacity building for extractive communities, support for commercialization, and studies focused on the peculiarities of each product.pt_BR
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