Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa Júnior, Edson Alves da | - |
dc.contributor.author | Alves, Iuri de Souza Severo | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Iuri de Souza Severo. Evolução e manutenção do SimpleMUD. 2023. 145 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Multi-User Dungeon (MUD) é um gênero de jogos que se originou na década de 1980com o jogo MUD1, que deu nome ao gênero. Os MUDs consistem em mundos virtuais baseados em texto que podem ser explorados por múltiplos jogadores em um ambiente online. Embora tenham sido amplamente explorados até o início da década de 2000, como avanço tecnológico foram substituídos por jogos gráficos e serviram como base para o desenvolvimento dos Massively Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs). No entanto, os códigos utilizados para desenvolvê-los ainda são valiosos para estudantes das áreas de tecnologia, que podem utilizá-los para explorar assuntos multidisciplinares. Dentre os diversos MUDs existentes, dois foram analisados neste trabalho: o Dyrt, desenvolvido por Valentin Popescu e Katie Mowry, e o SimpleMUD, desenvolvido por Ron Penton. Após a análise, o último foi escolhido como base de código para o trabalho em questão, tendo como objetivo evoluí-lo de acordo com os padrões atuais da tecnologia utilizada em seu desenvolvimento, o C++. Dessa forma, foi possível disponibilizá-lo para que outros estudantes possam explorá-lo. A evolução do código foi adaptativa, visando atualizá-lo sem alterar suas funcionalidades, seguindo as diretrizes principais de C++estabelecidas por Bjarne Stroustrup e Herb Sutter, bem como outros padrões encontrados na comunidade. O resultado alcançado por meio do desenvolvimento deste trabalho consiste em uma versão funcional do SimpleMUD, disponibilizada em um ambiente conteinerizado, acompanhada por testes unitários e análise estática do código, juntamente com um fluxo de trabalho de integração contínua. Além disso, foi elaborado e disponibilizado um backlog do produto, contendo atividades de aprimoramento tanto para o MUD quanto para o repositório, servindo como um guia para orientar outros estudantes em trabalhos futuros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - manutenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | C++ (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.title | Evolução e manutenção do SimpleMUD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T20:43:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T20:43:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39147 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Multi-User Dungeon (MUD) is a genre of games that originated in the 1980s with the gameMUD1, which gave the genre its name. MUDs consist of text-based virtual worlds that can be explored by multiple players in an online environment. Although they were widely explored until the early 2000s, they were replaced by graphical games with technological advancements and served as a foundation for the development of Massively Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs). However, the source codes that were the result of their development are still valuable for students in the technology field, who can use them to explore interdisciplinary subjects. Among the various existing MUDs, two were analyzed in this work: Dyrt, developed by Valentin Popescu and Katie Mowry, and SimpleMUD, developed by Ron Penton. After the analysis, the latter was chosen as the codebase for the work at hand, aiming to evolve it according to the current standards of the technology used in its development, C++. With that in mind, these enhancements will be made available for other students to explore. The code evolution was adaptive, seeking to update it without altering its functionalities, following the main C++ guidelines established by Bjarne Stroustrup and Herb Sutter, as well as other patterns found in the community. The result achieved through the development of this work consists of afunctional version of SimpleMUD, provided in a containerized environment, accompanied by unit tests and static code analysis, along with a continuous integration workflow. Additionally, a product backlog was elaborated and made available, containing enhancement activities for both the MUD and the repository, serving as a guide to guide other students in future work. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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