Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NicoleNoaleCorreaMatos_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da redução da jornada de trabalho na produtividade das organizações : uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Matos, Nicole Noale Correa
Orientador(es): Sampaio, Edilene
Assunto: Jornada de trabalho
Trabalho
Produtividade do trabalho
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 3-Jul-2024
Referência: MATOS, Nicole Noale Correa. O impacto da redução da jornada de trabalho na produtividade das organizações: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Entendendo o trabalho como um instrumento central da sociabilidade e uma constituição fundamental do indivíduo, partimos da diferenciação entre trabalho concreto e trabalho abstrato, colocada por Karl Marx, para conceituar o tipo de trabalho ao qual nos referimos. O objetivo desta pesquisa, portanto, é analisar a redução da jornada de trabalho abstrato na produtividade das organizações, uma vez que trabalhos como domésticos, de parentalidade e comunitários, por exemplo, não se enquadram no âmbito da redução de jornada. Nesse contexto, tentamos analisar os impactos da redução da jornada de trabalho na produtividade das organizações. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura por meio das plataformas de busca Scopus e Web of Science orientado pelas diretrizes PRISMA. As buscas revelaram que o panorama geral sobre a redução da jornada de trabalho está mais voltado para estudos de outros aspectos que não a produtividade. Diante disso foi necessário a aplicação de filtros e critérios de exclusão para selecionar, o que resultou em cinco artigos que foram submetidos análise temática. Quatro deles mencionam os ganhos de produtividade organizacional frente a uma jornada de trabalho reduzida, enquanto apenas um dos artigos vai na direção contrária e prevê a queda da produtividade em todos os setores da economia, podendo esta queda ser maior ou menor, dependendo do setor. Diante disso, concluímos que a redução da jornada de trabalho tende a causar um aumento na produtividade das organizações, mas o campo necessita de mais estudos que abordem essa correlação. Por fim, por meio dessa síntese, buscamos contribuir para a diminuição da lacuna de pesquisa encontrada, observando que esta é uma área que apresenta poucas revisões da literatura e poucos artigos científicos que abordem especificamente a questão da produtividade nas organizações, em um contexto microeconômico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.