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Título: Percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, Brasília - DF
Autor(es): Escalante, Matias Davis
Orientador(es): Sampaio, Edilene
Assunto: Agroecologia
Alimentação saudável
Data de apresentação: 29-Ago-2023
Data de publicação: 3-Jul-2024
Referência: ESCALANTE, Matias Davis. Percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, Brasília - DF. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A alimentação exerce um papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas naturais e sociais. No entanto, nos deparamos com um cenário de crise generalizada caracterizada pelo desequilíbrio dos ecossistemas naturais e socioeconômicos, potencializada por eventos como a primeira Revolução Industrial e Revolução Verde. Os problemas que se apresentam nessa crise são sistêmicos, e no caso da alimentação o sistema convencional se mostra, há bastante tempo, insustentável. Assim, traz-se à tona a urgência de soluções sistêmicas que possam combater diversos problemas simultaneamente, sendo a Agroecologia uma possibilidade para isso. Nesse contexto, as feiras agroecológicas se apresentam como um arranjo de comercialização que promove novas relações de valor entre consumidores e produtores, resultando em alternativas àquelas difundidas pela sociedade de consumo e ao sistema alimentar convencional. Esta pesquisa analisa a percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, localizadas em Brasília-DF. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao tema, foram investigadas as motivações dos participantes ao irem às feiras, descritos os benefícios e os custos da compra de alimentos hortifrutigranjeiros de bases agroecológicas e identificado o nível de conhecimento das pessoas entrevistadas sobre Agroecologia. O delineamento escolhido foi o estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com os consumidores, além da observação participante, optando-se pela análise de conteúdo na investigação dos dados secundários e primários. Verificou-se que a motivação está fortemente vinculada aos benefícios no consumo dos alimentos de bases agroecológicas, sendo os fatores mais comentados o apoio aos produtores e qualidades dos alimentos. Além disso, identificou-se uma tendência de menção maior aos benefícios que custos, considerando que os custos, principalmente o preço elevado dos alimentos, não se apresentaram como um obstáculo para os consumidores. Em relação ao conhecimento em Agroecologia, verificou-se que, apesar de haver alinhamento com a revisão da literatura, se apresentou predominantemente reduzida focando em aspectos específicos como o respeito e proteção à natureza, e cuidado da saúde. Assim, este estudo conclui que a percepção de valor dos consumidores nos contextos analisados se mostrou positiva, compreendendo as feiras como espaço de criação de novos valores simbólicos a partir da relação entre produtores e consumidores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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