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Título: O protagonismo de crianças e adolescentes na transformação social : reflexões sobre a prática de oficinas de cinema e audiovisual a partir do projeto “Cerrado Imaginário"
Autor(es): Vaz, Lucas Freire
Orientador(es): Lima, Luísa Guimarães
Assunto: Oficina criativa
Cinema
Crianças e adolescentes
Extensão universitária
Ocupações urbanas
Catadores de materiais recicláveis
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 2-Jul-2024
Referência: VAZ, Lucas Freire. O protagonismo de crianças e adolescentes na transformação social: reflexões sobre a prática de oficinas de cinema e audiovisual a partir do projeto “Cerrado Imaginário". 2023. 130 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Compreendendo as oficinas de cinema e audiovisual como práticas de Educação Midiática, este estudo investiga as especificidades da oficina “Cerrado Imaginário” enquanto atividade de extensão universitária que teve como público-alvo crianças e adolescentes da Ocupação de Catadores de Materiais Recicláveis do Noroeste, em Brasília - DF. Partindo da revisão da literatura sobre a temática das oficinas de cinema e audiovisual com crianças e adolescentes, realiza-se a análise dos processos daoficina “Cerrado Imaginário”, com base nas metodologias de Pesquisa-Intervenção, assim como se empreende a Análise Fílmica do curta-metragem A Quadra Disputada, produzido pelos participantes da oficina. Os resultados encontrados apontam para a valorização do protagonismo de crianças e adolescentes, em suas formas lúdicas de experienciar a realidade, como aspecto fundamental para oficinas de cinema e audiovisual, para processos de ensino, pesquisa e extensão nas universidades públicas e para transformação das exclusões que marcam a realidade de catadores de materiais recicláveis no Brasil.
Abstract: Understanding film and audiovisual workshops as Media Education practices, this study investigates the specificities of the "Cerrado Imaginário" workshop as a university extension activity aimed at children and adolescents from the Noroeste Waste Pickers'Informal Settlement in Brasília - DF. Starting with a review of the literature about film and audiovisual workshops with children and adolescents, an analysis of the processes of the "Cerrado Imaginário" workshop is carried out, based on the methodologies of Intervention Research, as well as a Film Analysis of the short film A Quadra Disputada, produced by the workshop participants. The results indicate that valuing the protagonism of children and adolescents, in their ludic ways of experiencing reality, is a fundamental aspect for film and audiovisual workshops, for teaching, research and extension processes at public universities and for transforming the exclusions that mark the reality of waste pickers in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.
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