Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FranciscoNicolauOteroCostaCouto_tcc.pdf4,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aerolevantamentos e modelos digitais : uma abordagem para estimar a altura do dossel em áreas de cerrado sentido restrito
Autor(es): Couto, Francisco Nicolau Otero da Fonseca Costa
Orientador(es): Matricardi, Eraldo Aparecido Trondoli
Assunto: Sensoriamento remoto
Fotogrametria
Vegetação - mapeamento
Cerrado
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 2-Jul-2024
Referência: COUTO, Francisco Nicolau Otero da Fonseca Costa. Aerolevantamentos e modelos digitais: uma abordagem para estimar a altura do dossel em áreas de cerrado sentido restrito. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Atualmente os aerolevantamentos se apresentam como uma importante ferramenta para a aquisição de dados para os mais diversos fins em diversos segmentos técnicos e científicos. O mapeamento das vegetações, relevos e paisagem se destaca na construção do saber e agregação de valor de trabalhos técnicos-científicos, contribuindo para ampliação das fronteiras do conhecimento. O presente estudo abordou a aplicação e avaliação de métodos para a construção dos modelos digitais de altura do dossel em área de Cerrado nativo localizada na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília, no Distrito Federal, a partir de um veículo aéreo não tripulado (RPAS modelo Mini 3 Pro). A pesquisa também abordou a criação de um ortomosaico, um modelo digital de superfície, um modelo digital de terreno, e índice da vegetação a partir de imagens adquiridas na área de estudo e da otimização de processos intermediários e estatísticas comparativas entre as alturas estimadas e alturas obtidas por métodos tradicionais. Os valores de altura obtidos apresentaram alta correlação entre o estimado e medido em campo (R2 = 0,96) indicando possibilidade de uso da metodologia em análises de fitofisionomias semelhantes ao Cerrado. Do mesmo modo, o índice de vegetação derivado do ortomosaico de imagens obtido com o RPA representou efetivamente a vegetação da área estudada.
Abstract: Currently, aerial surveys play a crucial role in acquiring data for various purposes across different technical and scientific sectors. The mapping of vegetation, terrain, and landscapes stands out as a cornerstone for knowledge construction and adds value to technical-scientific endeavors, contributing to the expansion of knowledge boundaries. This study focuses on the application and evaluation of methods for constructing digital models of canopy height in a native Cerrado area located at Fazenda Água Limpa, University of Brasília, Federal District, utilizing an unmanned aerial vehicle (RPAS model Mini 3 Pro). The research encompasses the creation of an orthomosaic, a digital surface model, a digital terrain model, and a vegetation index based on images acquired in the study area. It also addresses the optimization of intermediate processes and includes comparative statistics between estimated heights and heights obtained through traditional methods. The height values obtained demonstrate a high correlation between the estimated and field-measured values (R2= 0.96), indicating the potential use of this methodology in analyses of phytophysiognomies like the Cerrado. Similarly, the vegetation index derived from the orthomosaic obtained with RPAS effectively represents the vegetation in the studied area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.