Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3910
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_KarinedeSousaDiaseSilva.pdf475,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O assédio moral e o papel do gestor : um estudo de caso em um fundo de pensão
Autor(es): Silva, Karine de Sousa Dias e
Orientador(es): Oliveira, Maria Neuza da Silva
Assunto: Assédio moral
Assédio no ambiente de trabalho
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 2-Out-2012
Referência: SILVA, Karine de Sousa Dias e. O assédio moral e o papel do gestor: um estudo de caso em um fundo de pensão. 2012. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo se dedicou à análise do assédio moral, prática silenciosa que ocorre no âmbito das empresas e que, hodiernamente, tem crescido de forma vertiginosa. E, como não poderia ser diferente, as entidades voltadas para a complementação de aposentadoria, os denominados fundos de pensão, também não estão livres desse mal. Assim sendo, o foco da pesquisa recaiu basicamente sobre o papel do gestor e a utilização das ferramentas de gestão de pessoas no desenvolvimento de estratégias de combate à sua ocorrência em um fundo de pensão sediado em Brasília (DF). Para tanto, utilizou-se um instrumento de pesquisa com 10 questões acerca do assunto, o qual foi aplicado perante um grupo de funcionários previamente selecionados e de diferentes posições hierárquicas dentro do fundo de pensão sob estudo. A análise dos resultados obtidos demonstrou que o fundo de pensão pesquisado não apresenta normas efetivas para combater o assédio moral, tampouco estabelece uma política voltada para o tema. Deste modo, foi possível identificar a necessidade de se desenvolver uma política preventiva, com a edição de normativos e debates internos, bem como aperfeiçoar o canal de acesso para eventuais denúncias. Por fim, algumas sugestões são elaboradas visando obter alternativas mais consistentes de detecção e intervenção sobre o assédio moral no fundo de pensão sob estudo
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons