Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39094
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaCarolinaAlvesSantana_tcc.pdf3,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Variabilidade climática e a produtividade da cultura do milho no Distrito Federal e municípios da RIDE/DF
Autor(es): Santana, Ana Carolina Alves
Orientador(es): Franca, Rafael Rodrigues da
Coorientador(es): Bezerra, Juscelino Eudâmidas
Assunto: Mudanças climáticas
Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF)
Milho - cultivo
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 2-Jul-2024
Referência: SANTANA, Ana Carolina Alves. Variabilidade climática e a produtividade da cultura do milho no Distrito Federal e municípios da RIDE/DF. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho visa verificar a correlação entre variabilidade climática e a produtividade do milho no Distrito Federal e nos municípios da RIDE/DF, na série histórica entre 2011 e 2020, considerando o regime pluviométrico e a temperatura como insumos pertinentes à cultura do grão. O clima é um importante e determinante fator na organização e produção do espaço geográfico, bem como no planejamento agrícola, principalmente no Cerrado, bioma em que a área de estudo está inserida, e que atualmente possui uso e ocupação muito relacionados à expansão da agropecuária. Portanto, o estudo das variáveis climáticas no Cerrado é estratégico nas tomadas de decisão para o planejamento das atividades agrícolas, visto que este colabora na atenuação dos prejuízos e consequências dos efeitos de fenômenos meteorológicos e climáticos impostos aos produtores. Sendo assim, foram coletados dados de precipitação pluviométrica, temperatura, produção e área plantada do milho, os quais foram estruturados e apresentados em gráficos de variabilidade pluviométrica, temperatura e produtividade do milho, tendo sido, posteriormente, calculado o coeficiente de correlação entre as variáveis. Foram considerados os coeficientes de correlação e o desvio em relação à média para determinar a relação entre as variáveis. Os resultados indicam que a variabilidade da temperatura e da precipitação influenciaram de alguma maneira na produtividade do milho, porém com uma correlação fraca e principalmente quando ocorrem desvios muito significativos em relação à média. Aponta ainda que em alguns municípios da área de estudo a cultura do milho mostra-se mais sensível à variação da temperatura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.