Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CamilaMirandaSantos_tcc.pdf496,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios enfrentados por mulheres-gestoras em organizações dos agronegócios
Autor(es): Santos, Camila Miranda
Orientador(es): Guimarães, Magali Costa
Assunto: Agronegócios
Mulheres nas profissões
Liderança
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 1-Jul-2024
Referência: SANTOS, Camila Miranda. Desafios enfrentados por mulheres-gestoras em organizações dos agronegócios. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral caracterizar os desafios enfrentados por mulheres que ocupam cargos de liderança nas organizações dos agronegócios, um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira. Entretanto, haja visto o contexto cultural e social desse importante setor composto, majoritariamente, por homens gestores, existe a necessidade de investigar e explorar as dificuldades que podem surgir antes e durante o percurso profissional das mulheres. Durante o arcabouço teórico, foram apresentados os conceitos de agronegócios e de liderança fazendo uma revisão bibliográfica com fundamentos em autores que tratam das teorias de liderança. Trata-se de um estudo qualitativo em que se investigou cinco gestoras das regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que, atualmente, participam dessa dinâmica, trabalhando como líderes e gestoras em diferentes elos da cadeia produtiva, desde o contexto da produção rural até a comercialização de produtos que chegam ao consumidor final. A entrevista semiestruturada constituiu-se no instrumento de coleta de dados utilizado, permitindo maior abertura e fluidez no diálogo estabelecido. Para apresentação dos resultados, utilizou-se de categorizações temáticas e de análises descritivas. Concluiu-se que os aspectos relacionados ao preconceito quanto ao gênero, ao fato de serem mulheres, são reais e frequentes no seu cotidiano profissional, constituindo-se em um dos principais desafios das gestoras deste setor produtivo. Verificou-se uma tendência em subestimar a capacidade das mulheres em posição de liderança, levando-as, muitas vezes, a agirem de forma a tentarem comprovar constantemente que são capazes. Ficou evidente a relevância de se investigar essa temática bem como as implicações que podem ter na vida de mulheres que desejam atuar nos agronegócios e, principalmente, na posição de gestão de organizações que integram este setor produtivo. As descobertas alcançadas fornecem uma visão mais aprofundada desse tema, destacando a necessidade de investigações adicionais à essa área de conhecimento e abrangendo amostras maiores para confirmação dessas informações e, assim, transformar esse cenário desfavorecido às mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.