Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_SarahPiresDominguesRodrigues_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicação do uso de inibidor de bomba de prótons em pacientes internados na enfermaria de clínica médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Autor(es): Rodrigues, Sarah Pires Domingues
Orientador(es): Rodrigues Neto, Alvaro Modesto da Silva
Assunto: Inibidores da bomba de prótons
Úlcera péptica
Refluxo gastroesofágico
Data de apresentação: 2024
Data de publicação: 28-Jun-2024
Referência: RODRIGUES, Sarah Pires Domingues. Indicação do uso de inibidor de bomba de prótons em pacientes internados na enfermaria de clínica médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB). 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gastroenterologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Introdução: Os inibidores de bomba de prótons (IBPs) são medicamentos responsáveis por reduzir a produção de ácido gástrico, por isso, indicados para condições específicas. Entretanto têm sido utilizados por tempo mais prolongado do que o necessário, e para condições clínicas inapropriadas. Objetivo: Avaliação dos pacientes em uso de inibidor de bomba de prótons nas enfermarias de clínica médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB), sob a premissa de identificar esta subpopulação, descrever a via e o motivo do uso, a fim de evidenciar a necessidade de um protocolo para o uso adequado da medicação. Metodologia: Estudo observacional transversal e descritivo em que foram incluídos pacientes em uso de inibidor de bomba de prótons internados na enfermaria de clínica médica do Hospital Universitário de Brasília em uma data aleatória de fevereiro de 2024. Resultados:Amostra populacional de 22 pacientes, em que 59,0 % eram homens e 41,0% eram mulheres. A idade mediana foi de 51 anos. A indicação adequada aconteceu em 36,0% dos pacientes, sendo que o maior motivo foi a profilaxia de sangramento gastrointestinal em paciente com alto risco e em uso de AAS/AINEs. Conclusão:Protocolos são necessários para melhor prescrição de supressores ácidos em pacientes não críticos, não só para benefício do paciente, como também para a instituição de saúde que o assiste.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Gastroenterologia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Gastroenterologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.