Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Christiana Soares de | - |
dc.contributor.author | Costa, Bruna de Melo Xavier | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Bruna de Melo Xavier. Mapeamento e análise das iniciativas de inteligência artificial no setor público brasileiro: potenciais riscos e benefícios a serem oferecidos pela tecnologia para a democracia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia emergente que vem conduzindo
mudanças críticas na sociedade vigente. À vista das funcionalidades desse
instrumento, o interesse pela IA passou por avanços acelerados nos
últimos cinco anos no setor público. Tendo em vista sua capacidade de analisar
grandes volumes de dados de forma mais rápida do que os humanos, bem como de
fornecer sugestões sobre como otimizar os serviços públicos e aproximar os
governantes dos governados, o uso de IA pela gestão pública brasileira vem
crescendo como instrumento capaz de aumentar a eficiência da máquina pública.
Apesar de suas inúmeras potencialidades, trata-se de uma tecnologia que pode
apresentar riscos à democracia a partir da reprodução de comportamentos
discriminatórios provenientes de algoritmos, efeito relacionado a aspectos técnicocientíficos inerentes ao atual estado da arte desse tipo de artefato. Tal fator é ainda
mais alarmante quando aplicado à área de Segurança Pública. Questiona-se, assim,
quais as iniciativas de IA sendo usadas na gestão pública para a área de segurança
pública em nível federal e na sociedade civil no Brasil até setembro de 2023. A partir
disso, pretende-se investigar os potenciais riscos e benefícios a serem oferecidos pela
tecnologia à democracia. A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória e descritiva,
com abordagem mista. Para análise das iniciativas, utilizou-se dados primários e
secundários, além de pesquisa bibliográfica e documental. Foi possível encontrar
treze (13) iniciativas do governo federal e uma da sociedade civil. Identificou-se, além
do problema da opacidade algorítmica, uma opacidade na gestão. Averiguou-se que
as ferramentas de IA contribuem para aumento de eficiência na gestão pública sob a
ótica dos órgãos implementadores. Contudo, foi possível apontar potenciais impactos
negativos a direitos para todas as ferramentas. Verificou-se que nem todas as ações
para mitigar os possíveis riscos a direitos estão sendo realizadas pela gestão pública.
Conclui-se que, para a manutenção da democracia, a eficiência na gestão pública
possibilitada pela inteligência artificial não pode ser alcançada às custas dos direitos
fundamentais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança pública | pt_BR |
dc.title | Mapeamento e análise das iniciativas de inteligência artificial no setor público brasileiro : potenciais riscos e benefícios a serem oferecidos pela tecnologia para a democracia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T15:52:50Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T15:52:50Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39066 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Artificial Intelligence (AI) is an emerging technology that has been driving critical
changes in the current society. Given the functionalities of this instrument, interest in
AI has undergone accelerated advances in the last five years in the public sector.
Given its ability to analyze large volumes of data faster than humans, as well as to
provide suggestions on how to optimize public services and bring rulers closer to the
governed, the use of AI by Brazilian public management has been growing as an
instrument capable of increasing the efficiency of the public machine. Despite its
countless potentialities, it is a technology that can present risks to democracy through
the reproduction of discriminatory behaviors arising from algorithms, an effect related
to technical-scientific aspects inherent to the current state of the art of this type of
artifact. This factor is even more alarming when applied to the area of Public Security.
The question is, therefore, which AI initiatives are being used in public management
for the area of public security at the federal level and in civil society in Brazil until
September 2023. From this, we intend to investigate the potential risks and benefits to
be offered by technology to democracy. The research developed is exploratory and
descriptive, with a mixed approach. To analyze the initiatives, primary and secondary
data were used, in addition to bibliographic and documentary research. As a result, it
was possible to find thirteen (13) initiatives from the federal government and one from
civil society. In addition to the problem of algorithmic opacity arising from the lack of
transparency of AI systems, an opacity in public management was identified. It was
found that AI tools, in general, contribute to increasing efficiency in public management
from the perspective of implementing bodies. However, it was possible to point out
potential negative impacts on rights for all tools. It was found that not all actions to
mitigate possible risks to rights are being carried out by the public management. It is
concluded that, for the maintenance of democracy, the efficiency in public
management made possible by artificial intelligence cannot be achieved at the
expense of fundamental rights. | pt_BR |
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