Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseFariasBernardes.pdf758,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comércio informal na área central de Manaus : de ambulantes a camelôs, de camelôs a empreendedores autônomos
Autor(es): Bernardes, José Farias
Orientador(es): Spezia, Gabriel de Araújo
Assunto: Setor informal (Economia) - Manaus (AM)
Comércio - Manaus (AM)
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 2-Out-2012
Referência: BERNARDES, José Farias. Comércio informal na área central de Manaus: de ambulantes a camelôs, de camelôs a empreendedores autônomos. 2011. [116] f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Manaus-AM, 2011.
Resumo: O trabalho a seguir apresentado é resultante de pesquisa teórico-prática cujo campo investigativo dimensiona o comércio informal no Bairro Centro do Município de Manaus, contudo enfoque vem direcionar a relação governo municipal e as implantações de políticas públicas e os comerciantes (in)formais que atribuem-se desta atividade no referido local. Com base na premissa os objetivos pré-estabelecem direções onde possam dar respostas às reais motivações que levaram o aumento da informalidade no Centro de Manaus. Esse fenômeno ocorrido nas últimas duas décadas exigiu técnicas metodológicas qualitativas como observação e entrevistas, e na indução o método necessário a interpretação do problema proposto. A indução direcionou a análise e os resultados levantados na pesquisa de campo, demonstrando alguns condicionantes que promovem a informalidade na área central de Manaus, gerando desordenamento do uso do espaço público. Assim, destaca-se neste trabalho monográfico que o Governo Municipal necessita com certa urgência implantar programas de emprego e renda, e ampliação de políticas públicas que promovam a participação da sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons