Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_YasmimLobaoDaSilva_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma ação de divulgação científica em espaço não formal : ligações existentes entre contexto social e compreensão da linguagem científica e da valorização do conhecimento científico
Autor(es): Silva, Yasmim Lobão da
Orientador(es): Micheline Cortez, Jheniffer
Assunto: Divulgação científica
Tabela periódica
Valorização da ciência
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 26-Jun-2024
Referência: SILVA, Yasmim Lobão da. Uma ação de divulgação científica em espaço não formal: ligações existentes entre contexto social e compreensão da linguagem científica e da valorização do conhecimento científico. 2023. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Divulgação Científica, compreende-se como um dos meios de veiculação de informações, possibilitando a socialização da Ciência. Considerando o lugar da educação na sociedade, preocupa-se, de qual modo o conhecimento científico está sendo divulgado e se este é compreendido pela sociedade. Com isso, escolhemos a pesquisa de natureza qualitativa, já que procuramos entender certos motivos que contribuem para a problemática do não entendimento por parte da sociedade, a temas relacionados a Ciência. Este estudo tem como objetivo analisar como o Contexto Social dos investigados influencia no grau de compreensão da Linguagem Científica presente na Tabela Periódica 3D Acessível e na Valorização do Conhecimento Científico, por meio de uma ação de Divulgação Científica em um espaço não formal e não institucional de aprendizagem, em virtude de que nesses ambientes há uma circulação heterogênea de indivíduos. Para atingir o objetivo, a pesquisa foi dividida em três etapas de investigação, onde os sujeitos passaram por entrevistas e suas respostas foram registradas em um questionário on-line. Na primeira etapa, identificamos o nível de compressão em relação a Linguagem Científica presente na Tabela Periódica 3D Acessível, em seguida avaliamos a importância dada ao Conhecimento Científico pelo público investigado, e por fim correlacionamos o contexto social de cada investigado com as duas categorias já mencionadas. O resultado da pesquisa nos permite observar a tendência de quanto mais elevado o nível de escolaridade, maior a renda familiar e menor a idade, maior é o nível de compreensão dos aspectos relacionados a Linguagem Científica expressos na Tabela Periódica 3D Acessível. Ademais, em relação a valorização do Conhecimento Científico, observa-se que independente dos indicadores sociais faixa etária, idade e escolaridade, 92% dos investigados, ou seja, a grande maioria valoriza a pesquisa científica e aos cientistas que desenvolvem o conhecimento científico. A Divulgação Científica, portanto, possibilita que um maior número de pessoas tenha acesso à informação, ampliando o interesse individual e coletivo pela Ciência, rompendo com a ideia de que a temática se isola do contexto sociocultural do sujeito inserido no corpo social, ou seja, como a popularização científica viabiliza o empoderamento dos sujeitos em relação a Ciência dentro e fora de seu contexto.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.